Publicidade

Seja bem-vindo
Manaus,29/09/2026

  • A +
  • A -

Airton Gentil, Onilza Gerth e Vânia Marinho são escolhidos para dirigir o TJAM no biênio 2027/2028

Os magistrados ocuparão, respectivamente, os cargos de presidente, vice-presidente e corregedora-geral de Justiça.

Mario Adolfo
Airton Gentil, Onilza Gerth e Vânia Marinho são escolhidos para dirigir o TJAM no biênio 2027/2028 Divulgação
Publicidade

O desembargador Airton Luís Corrêa Gentil foi eleito na manhã desta terça-feira (29/09) para o cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no biênio 2027/2028. Ele terá como vice-presidente a desembargadora Onilza Abreu Gerth. A desembargadora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho - única inscrita para disputar o cargo - foi aclamada corregedora-geral de Justiça do Amazonas para o mesmo período.


Conduzida pelo atual presidente da Corte, desembargador Jomar Fernandes, a votação que definiu os novos dirigentes do TJAM para o próximo biênio aconteceu durante a sessão do Tribunal Pleno, por voto direto e aberto, sendo necessária a maioria absoluta dos membros do Plenário para a escolha em cada cargo, nos termos do artigo 41 da Lei Complementar n.º 261/2023.

Os desembargadores votaram primeiro para o cargo de presidente. Airton Gentil recebeu 20 votos e Cláudio César Ramalheira Roessing, 6.


Em seguida, passou-se à escolha do nome para ocupar a vice-presidência. Onilza Abreu Gerth obteve 20 votos, e Cezar Luiz Bandiera, 6.


Para o cargo de corregedor-geral de Justiça, a única inscrição era a da desembargadora Vânia Maria Marques Marinho. O presidente Jomar sugeriu, então, aos demais desembargadores que fosse dispensada a votação e se procedesse à aclamação da magistrada para ocupar o cargo no próximo biênio.


Ao final da sessão, o atual vice-presidente do TJAM, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, fez questão de agradecer a votação. “Agradeço a todos e recebo essa missão com a enorme responsabilidade que o cargo requer. Vamos trabalhar juntos para o fortalecimento do Tribunal de Justiça do Amazonas, da judicatura e dos serviços que prestamos aos jurisdicionados”, afirmou Gentil.


O magistrado destacou, ainda, o fato de que duas desembargadoras irão compor, com ele, a próxima gestão. “Esse é um detalhe que para mim é muito importante, poder contar com a experiência de duas colegas, a sabedoria e o compromisso que elas têm com a instituição. São duas magistradas que, com certeza, vão dividir a enorme responsabilidade que é administrar o Tribunal de Justiça”.


Eleita vice-presidente para o biênio 2027/2028, a desembargadora Onilza Gerth também agradeceu a confiança nela depositada pelos demais membros do colegiado. “As portas da Vice-Presidência estarão sempre abertas aos colegas magistrados e aos servidores, numa gestão participativa e disposta a ouvir novas ideias”, destacou a magistrada.


, que atualmente coordena a Comissão de Participação Feminina do TJAM, frisou a presença de duas mulheres nos cargos diretivos, na próxima gestão. “É importante que as mulheres também estejam à frente dos órgãos diretivos. Fomos escolhidas livremente pelos nossos pares, e isso reforça o compromisso em destacar e valorizar o trabalho das mulheres”, disse a vice-presidente eleita.


Ao expressar gratidão aos colegas, a próxima corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Vânia Marinho, fez referência especial ao atual corregedor, desembargador Hamilton Saraiva. “Meu compromisso é ser digna de dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo desembargador Hamilton à frente da Corregedoria, buscando a união e a Justiça em prol dos jurisdicionados”, disse Vânia Marinho.


Ela, assim como Onilza, buscou ressaltar a importância da participação feminina nos cargos diretivos. “Ao longo dos anos, o Tribunal vem unindo forças em prol da igualdade de gênero. 

Neste momento, temos novamente duas mulheres na administração superior do Tribunal de Justiça, o que demonstra o respeito dos nossos pares pelo trabalho desenvolvido pelas mulheres, valorizado pela competência de cada uma e de cada um, independentemente do sexo”, afirmou.


Jomar deseja êxito aos eleitos


O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, destacou a escolha da nova Diretoria da Corte para o biênio 2027-2028, ressaltando a trajetória dos magistrados eleitos e a expectativa de continuidade das ações desenvolvidas pela instituição.


“Tenho certeza de que o Tribunal estará entregue em boas mãos, porque todos os eleitos são magistrados com uma história que os recomenda. O que esperamos é que deem continuidade ao trabalho que vem sendo realizado por todos os gestores que passaram pela direção do Tribunal. Desejamos aos eleitos boa sorte e que se empenhem cada vez mais em prol das causas da cidadania”, disse o presidente.


A posse administrativa dos novos dirigentes do TJAM ocorrerá nos primeiros dias de janeiro de 2027, conforme o art. 42 da Lei Complementar 261/2023-TJAM, que trata da Divisão e Organização Judiciária do Estado do Amazonas.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.