Publicidade

Seja bem-vindo
Manaus,29/08/2025

  • A +
  • A -

Lula autoriza processo de retaliação em resposta ao tarifaço de Trump

Presidente deu aval ao uso da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em julho.

Mario Adolfo
Lula autoriza processo de retaliação em resposta ao tarifaço de Trump Reprodução/Internet
Publicidade

O Brasil iniciou um processo para aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, após o tarifaço iniciado pelo presidente americano Donald Trump desde 6 de agosto. O Ministério das Relações Exteriores informou à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que tem 30 dias para avaliar a medida.

O país deve notificar oficialmente os EUA nesta sexta-feira (29/8) e espera que a ação abra espaço para negociações, que até agora não avançaram.

Se for o caso, um grupo de especialistas elaborará "propostas de contramedidas", disse uma fonte diplomática. A lei autoriza o Executivo a suspender concessões comerciais e investimentos, entre outras medidas.

As tarifas impactaram exportações importantes, como café, mesmo com exceções previstas pelo governo americano para produtos como suco de laranja, petróleo e aço. Para minimizar os efeitos, o governo federal anunciou um pacote de medidas de apoio, incluindo prorrogação de impostos, linhas de crédito e programas de compras públicas de alimentos.

Sobre a lei da reciprocidade
O decreto do governo brasileiro permite a suspensão de "concessões comerciais, de investimentos e obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a ações unilaterais de países ou blocos econômicos que afetem negativamente a sua competitividade internacional".

Aprovada pelo Congresso Nacional em 2 de abril e sancionada em 15 de julho, a Lei da Reciprocidade estabelece critérios de proporcionalidade para a adoção de medidas em resposta a barreiras impostas a produtos e interesses brasileiros.

Pela norma, o Brasil pode oferecer a cidadãos e governos estrangeiros o mesmo tratamento que eles conferem ao país, seja em questões comerciais, concessão de vistos, relações econômicas ou diplomáticas.

A legislação autoriza o governo brasileiro a reagir a ações externas que afetem negativamente a competitividade internacional do país.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.