Sábado, 06 de Junho de 2020 05:02
(92) 99183-2565
Polícia Guerra de facções

Inteligência detecta sinais de trégua entre facções em possível união de líderes, diz jornal

Responsável por dezenas de mortes registradas em Manaus, a guerra entre as duas facções criminosas do AM pode estar perto do fim

11/02/2020 22h06 Atualizada há 4 meses
316
Por: Portal Holofote Fonte: Portal A Crítica
Gelson Carnaúba (esquerda) e Zé Roberto (direita) podem estar se aliando. Foto: Arquivo/AC
Gelson Carnaúba (esquerda) e Zé Roberto (direita) podem estar se aliando. Foto: Arquivo/AC

A guerra entre as duas facções que, segundo a polícia, estão por trás de dezenas de mortes registradas em Manaus este ano pode estar perto do fim.

Autoridades policiais confirmaram a jornal A CRÍTICA que monitoramento da inteligência revelou que o principal líder da FDN, José Roberto Fernandes, se aliou ao atual líder do CV no Amazonas, Gelson Carnaúba.

Gestores de unidades prisionais calculam que o CV é predominante em quase todas as unidades prisionais do Amazonas. Até o final da tarde de hoje, a informação era que apenas 30% dos internos do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT) ainda insistiam em continuar membros FDN. “Só não sabemos até quando vão resistir”, disse um dos gestores.

Sob controle

Em entrevista concedida na tarde de hoje o subsecretário de segurança Anésio Paiva informou que o sistema prisional está sob controle e fez um balanço positivo das açoes do Gabinete de Crise instalado pelo Governo do Estado.

As três unidades passaram por revistas e nenhum material com entrada proibida foi encontrado. Hoje, uma equipe do Ministério da Justiça chega a Manaus para continuar o pente fino nas cadeias.

Paiva informou que a segurança das muralhas e a guarda externa foram reforçadas assim como o sistema de revista nas entradas das unidades prisionais.

De acordo com Paiva, o sistema de segurança pública saiu na frente após um alerta do sistema de inteligência indicar algumas ações criminosas que deveriam acontecer na cidade. A partir dai, foram delineadas todas as ações preventivas e repressivas para a capital, região metropolitana e sistema prisional.

Resultados

Essas ações, de acordo com o subsecretário, resultaram na apreensão de 12 armas de fogo e na prisão de 20 pessoas que estavam envolvidas com essa situação que a inteligência levantou (e que o secretário não revelou à imprensa).

Paiva informou ainda que as ações do Gabinete de Crise criado não tem prazo para acabar. “Nós estamos com toda a força do sistema de segurança nessas ações. Hoje a noite a Polícia Civil está fazendo operação policial nos bairros onde há maiores índices de homicídio. A população pode ficar calma porque a polícia está nas ruas”, disse.

por Joana Queiroz, do Jornal A Crítica

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 06h00 - Fonte: Climatempo
24°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (11mm) Chance de chuva
Amanhã (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva