domingo, 18 de novembro de 2018
(92) 99183-2565
Esportes

05/11/2018 ás 18h22

61

Jéssyca Lorena

Manaus / AM

Jogador se recusa a usar símbolo que homenageia mortos na guerra
Meia, de 30 anos, disse que não tem a intenção de ofender alguém com o gesto
Jogador se recusa a usar símbolo que homenageia mortos na guerra
Divulgação

 O meia sérvio do Manchester United Nemanja Matic anunciou nesta segunda-feira que não usará a flor de papoula, o 'poppy', que nos países do antigo Império Britânico serve de homenagem à vítimas da guerra, devido ao bombardeio de seu vilarejo natal por tropas da Otan em 1999.


 

O jogador, 30 anos, já não usou o símbolo no último fim de semana na partida do United contra o Bournemouth e anunciou que não o fará de novo neste domingo no clássico de Manchester contra o City.


"Sinto muito por todas as pessoas que perderam entes queridos em conflitos. Contudo, o 'poppy' me lembra o ataque que vivi pessoalmente quando era uma criança de 12 anos, assustado e vivendo em Vrelo. Meu país foi devastado pelo bombardeio da Sérvia em 1999", explicou o jogador no Instagram, que no ano passou usou no uniforme o símbolo.


"Embora já tenha usado, depois de refletir bem, não acho que seja justo usar o 'poppy' na camisa", completou Matic, insistindo que não tem a intenção de ofender alguém com o gesto.


No Reino Unido, é tradicional usar uma flor de papoula na roupa em homenagem aos mortos e feridos na guerra. O 'poppy' é usado em final de outubro ou início de novembro até o segundo domingo de novembro.


A Federação Inglesa foi punida em 2016 pela Fifa pelo uso deste símbolo em jogos disputados em novembro daquele ano que coincidiram com o aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.


As regras da Fifa proíbem os jogadores de exibirem símbolos que possam ser interpretados como declarações políticas, religiosas ou pessoais. Desde então, porém, a entidade suavizou esse regulamento.

FONTE: O Dia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados