MDB articula apoio a Flávio Bolsonaro sem adesão do Amazonas
Representantes de diretórios estaduais, com exceção de Amazonas, Pará e estados do Nordeste, pretendem manifestar apoio ao candidato do PL.
Divulgação O Amazonas ficou de fora da articulação de dirigentes do MDB para declarar apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República. A movimentação reúne representantes de 16 diretórios estaduais e do Distrito Federal, mas deixa de fora, além do Amazonas, o Pará e os estados do Nordeste.
O contraste também aparece nas urnas. No primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 1.046.996 votos no Amazonas, o equivalente a 48,23% dos votos válidos. Flávio Bolsonaro obteve 976.764 votos, ou 45%. À frente do MDB amazonense está o senador Eduardo Braga, aliado de Lula no Congresso Nacional.
A tentativa de reunir os diretórios em torno de Flávio foi discutida em uma reunião virtual nesta quinta-feira (8), com a participação do candidato e do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. A articulação foi conduzida pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e pelo prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).
Os dois pressionaram Baleia Rossi a formalizar o apoio da legenda. Tarcísio fez o pedido na terça-feira (6). No dia seguinte, Ricardo Nunes reforçou o apelo durante um almoço com o dirigente. Inicialmente reticente, Baleia preferia que os filiados manifestassem suas posições individualmente. Mudou de ideia após os pedidos e diante da ausência de iniciativas de emissários do PT para buscar o apoio do partido.
A mobilização, porém, não significa que o MDB vá declarar apoio formal à candidatura. Ao contrário de outras siglas do Centrão, o partido tem regras mais complexas para as deliberações da Executiva Nacional. A saída encontrada foi organizar uma manifestação coletiva, prevista para terça-feira (13), no comitê da candidatura de Tarcísio, em São Paulo.
A ideia é reunir até mesmo lideranças cujos diretórios não fecharam questão. O ex-presidente Michel Temer, uma das figuras históricas do MDB, já havia declarado apoio individual a Flávio na segunda-feira (5). Em Goiás, o governador Daniel Vilela, eleito no primeiro turno, também anunciou que fará campanha para o candidato do PL.
Flávio e Lula disputarão o segundo turno em 25 de outubro. Na primeira etapa, o candidato do PL obteve 47,03% dos votos válidos, ante 45,16% do petista. Com a adesão informal de setores do MDB, Flávio amplia o arco de alianças com grandes bancadas do Congresso, embora o PSD tenha dado autonomia aos diretórios estaduais. Ronaldo Caiado, ex-candidato à Presidência pelo partido, declarou apoio ao candidato do PL.



COMENTÁRIOS