Rio Negro passa cota de inundação severa em Manaus, mas cheia histórica é descartada
A capital do Amazonas entrou na faixa de severidade na medição oficial, superando em 2 centímetros o limite que classifica a inundação como severa.

Nesta segunda-feira (30), o nível do Rio Negro em Manaus alcançou 29,02 metros e ultrapassou a cota de inundação severa, segundo dados divulgados pelo Porto de Manaus. Apesar do novo patamar, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) considera improvável que a capital amazonense registre uma cheia histórica neste ano.
A capital do Amazonas entrou na faixa de severidade na medição oficial, superando em 2 centímetros o limite que classifica a inundação como severa. Na última semana, o rio apresentou elevação média diária de 1 cm — comportamento considerado elevado para este período do ano.
Mesmo com a elevação acima da cota crítica, o boletim hidrológico mais recente do SGB afirma que, com base em modelos estatísticos, há apenas 35% de chance de o rio permanecer nesse nível e menos de 1% de probabilidade de ultrapassar a marca histórica de 30,02 metros registrada em 2021.
De acordo com a previsão atual, o Rio Negro deve atingir aproximadamente 28,84 metros, com variação estimada entre 28,56 m e 29,16 m — dentro de um intervalo de confiança de 80%. O cenário, segundo os técnicos, se enquadra em um padrão estável observado em 73% dos registros históricos de monitoramento.
COMENTÁRIOS