Rio Negro chega a 28,9 metros e fica a menos de 5 centímetros da Inundação Severa
As informações constam no 24º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas.

O nível do Rio Negro segue em rápida elevação e já se aproxima de um novo patamar crítico. Nesta terça-feira (17), o rio atingiu a marca de 28,9 metros em Manaus, ficando a menos de 5 centímetros da chamada Cota de Inundação Severa, estabelecida em 29 metros. As informações constam no 24º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio do Serviço de Alerta de Eventos Críticos (Sace).
Esse limite de 29 metros é determinado com base em dados da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e funciona como um importante sinal de alerta para a adoção de ações preventivas e de resposta aos impactos da cheia.
Conforme o boletim anterior, o 23º, o Rio Negro vinha apresentando uma elevação média de 2 centímetros por dia na estação de medição da Ponta do Ismael. Já no documento desta terça, o SGB apontou uma leve redução no ritmo de subida, com uma média semanal de 1,7 centímetro ao dia, embora com algumas oscilações pontuais para cima.
O volume de chuvas acumuladas também tem influenciado o cenário. Segundo o Informativo Meteorológico nº 21/2025, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Amazonas registrou, nos últimos dias, mais de 60 milímetros de precipitação, o que tem contribuído para o avanço da cheia nos rios da região.
Cheia atinge milhares de famílias no Amazonas
Até o momento, aproximadamente 425.844 pessoas foram diretamente afetadas em todo o estado, o que representa cerca de 106.464 famílias atingidas. As nove calhas de rios do Amazonas continuam em processo de cheia, com picos previstos entre março e julho, dependendo da região.
Em termos de situação oficial, 38 dos 62 municípios amazonenses estão em Situação de Emergência, 20 permanecem em Alerta, um está em Atenção e apenas três seguem em condição de Normalidade. Nesta terça, o município de Manacapuru agravou seu status, passando de Alerta para Emergência.
COMENTÁRIOS