Publicidade

Seja bem-vindo
Manaus,01/07/2025

  • A +
  • A -

Sindicato do irmão de Lula usou empréstimos do BMG para filiar aposentados sem consentimento

As adesões ocorreriam no momento da assinatura do contrato de empréstimo com desconto direto na folha de pagamento do INSS.

Portal Holofote
Sindicato do irmão de Lula usou empréstimos do BMG para filiar aposentados sem consentimento Reprodução/Internet
Publicidade

Em meio às denúncias de fraudes envolvendo empréstimos consignados no país, aposentados relatam ter sido filiados, sem consentimento, ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) durante contratações de crédito em agências de correspondentes do banco BMG. As adesões ocorreriam no momento da assinatura do contrato de empréstimo com desconto direto na folha de pagamento do INSS.

O Sindnapi, que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma das entidades investigadas pela Polícia Federal na operação que apura descontos indevidos de mensalidades associativas sobre benefícios do INSS. O caso foi exposto em uma série de reportagens que revelaram um esquema bilionário de filiações fraudulentas.

A entidade sindical nega as acusações de venda casada entre crédito consignado e filiação, alegando possuir provas que confirmam as adesões feitas de forma voluntária por parte dos aposentados.

O BMG, que já esteve no centro do escândalo do Mensalão no primeiro governo Lula, é uma das instituições autorizadas pelo INSS a oferecer crédito consignado. O banco, porém, acumula condenações na Justiça por irregularidades nas contratações desse tipo de crédito. A comercialização do consignado foi autorizada por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) assinados tanto durante as gestões de Lula quanto de Jair Bolsonaro.

Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), o Sindnapi foi a terceira entidade que mais arrecadou com descontos associativos entre 2019 e 2024, com aumento de faturamento superior a R$ 100 milhões no período, embora a entidade conteste esses números. O número de filiados saltou de 170 mil para 420 mil em apenas três anos.

Apesar de ser citado na operação da PF, o sindicato não foi alvo direto de buscas e apreensões. Uma auditoria da Controladoria-Geral da União apontou que, entre 26 aposentados entrevistados, 20 negaram ter autorizado a filiação ao Sindnapi. Mesmo assim, a entidade costuma vencer processos judiciais, apresentando gravações de áudio e vídeo em que aposentados supostamente autorizam a filiação e os descontos.

Além de manter uma cooperativa de crédito ligada ao Sicoob, o Sindnapi também teve parceria com o BMG para atrair novos filiados.

Entre os casos denunciados, o aposentado José Luiz Gregório, de 63 anos, morador de Teixeira de Freitas, na Bahia, afirma ter sido filiado sem autorização ao sindicato ao contratar um empréstimo consignado junto ao BMG.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.