Mais de 73 mil eleitores no Amazonas podem ter o título cancelado
O prazo para regularização da pendência encerra na próxima segunda-feira (19), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Amazonas contabiliza 73,9 mil eleitores que podem ter o título cancelado na próxima semana por terem deixado de votar nas três últimas eleições. O prazo para regularização da pendência encerra na próxima segunda-feira (19), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Manaus, o número de eleitores faltosos sob risco de perda do documento totalizam 46,6 mil. Em todo o Brasil, a irregularidade atinge 5,1 milhões de pessoas.
Considera-se faltosa a pessoa que não tenha votado nem justificado a falta, tampouco tenha pagado a multa referente à ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição.
Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.
O cancelamento do título não se aplica a: eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar; casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.
COMENTÁRIOS