Sexta, 07 de Outubro de 2022
30°

Alguma nebulosidade

Manaus - AM

Brasil Caso Bruno e Dom

Servidores anunciam greve por morte de Bruno e Dom e exigem saída de presidente da Funai

Um dos motivos da paralisação é pressionar as autoridades para que todos os envolvidos nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips sejam presos.

19/06/2022 às 16h07
Por: Portal Holofote Fonte: Portal do Holanda
Compartilhe:
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Uma greve geral foi anunciada para a próxima quinta-feira (23), por servidores da Funai em todo o país. De acordo com a categoria, a paralisação tem duas motivações.

Uma delas é pressionar as autoridades para que todos os envolvidos nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips sejam presos.

A outra é a saída do atual presidente do órgão, Marcelo Xavier: "Manifestaremos nossa profunda tristeza e indignação pelo assassinato bárbaro do nosso colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e exigiremos a devida identificação e responsabilização de todos os culpados. Exigiremos, ainda, a saída imediata do Presidente da Funai, Marcelo Xavier, que vem promovendo uma gestão anti-indígena e anti-indigenista na instituição", declara a Indigenistas Associados (INA), associação de servidores da fundação.

Os servidores criticam a gestão de Xavier, que é da bancada ruralista e está no comando da Funai desde 2019. As decisões polêmicas de demissões em massa, inclusive a de Bruno Pereira, e a denúncia de intimidação aos servidores estão no cerne do movimento contra ele.

Além disso, o presidente também já foi denunciado pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa. Isso porque ele quebrou um acordo judicial em que a Funai se comprometia a demarcar o território indígena Munduruku, em Santarém (BA).

Além disso, servidores alega que sofreram represálias por parte dele por serem contra a instalação de uma rede de alta tensão entre Manaus 'e Boa Vista'. Eles dizem que Xavier os persegue e mandou até investigá-los.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.