Sexta, 07 de Outubro de 2022
30°

Alguma nebulosidade

Manaus - AM

Entretenimento Parintins 2022

Fim da espera: após uma 'eternidade' de dois anos, Parintins se prepara 'ferver' novamente

A 55ª edição do festival marcará reencontro dos amantes dos bumbás azul e vermelho, estrelas da maior ópera a céu aberto do mundo

17/05/2022 às 17h01
Por: Portal Holofote Fonte: Portal A Crítica
Compartilhe:
Momento tão esperado está prestes a acontecer em Parintins (Foto: Divulgação/Amazonastur)
Momento tão esperado está prestes a acontecer em Parintins (Foto: Divulgação/Amazonastur)

O Festival Folclórico de Parintins de 2022 acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho. A ilha volta a receber os amantes de Boi-Bumbá para celebrar a 55ª edição do festival depois de dois anos com as atividades canceladas devido à pandemia de Covid-19.

Com dois anos de "espera", desde 2019 a cidade de Parintins não se reencontra com os brincantes de boi para o festival anual. Na última edição, o boi Garantido foi campeão, com o tema "Nós, o Povo".

Neste retorno, o boi vermelho e branco traz o tema “Amazônia do Povo Vermelho” para o Bumbódromo. Já Touro Negro entra em cena para apresentar o: “Amazônia, Nossa Luta em Poesia”.

O Festival

Conhecido mundialmente como uma das maiores celebrações populares de folclore, o Festival de Parintins é ponto de referência dentro do calendário de festas brasileiras. A pompa é tanta, que em 2018 foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Polo de grandes artistas, Parintins fervilha nos meses que antecedem a festa com a preparação das alegorias e indumentárias que dão vida ao espetáculo. É então que, no último final de semana de junho, impreterivelmente, os bois tomam o Bumbódromo.

Durante as três noites os Bumbás Caprichoso e Garantido se enfrentam em Parintins perante um júri especializado, composto por membros do país todo. São horas e mais horas de derrame cultural. As músicas, conhecidas como toadas, narram rituais indígenas, lendas, e entoam o Auto do Boi. Em cada ano, a apresentação é pautada pelo tema escolhido pelo boi.  

Na arena do Bumbódromo, metade da torcida é azul e metade vermelha. Enquanto um boi se apresenta, o silêncio é sepulcral do outro lado da arquibancada. Não só pela rivalidade - diga-se de passagem. As torcidas - nomeadas de “galeras” - são itens do boi e toda a performance durante o espetáculo é avaliada na apuração final. Inclusive, no Bumbódromo, o acesso a essa parte da galera é gratuito no festival. Mas se for animar, se prepare para acampar na fila. A animação já começa lá, boas horas antes da festa.

São, no total, 21 itens dentro do boi. Alguns, assim como as galeras, itens coletivos: é o caso do Boi Bumbá, das todas, alegorias, a apresentação de um ritual indígena, coreografias, e outras. Do lado dos itens individuais, entram sob os olhos dos jurados figuras como: Apresentador, Cunhã-poranga, Pajé, Sinhazinha, Amo do Boi e Rainha do Folclore.

Dias antes, um sorteio determina a ordem de apresentação dos bumbás e, ao longo das três, noites todo mundo entra em cena. Logo depois, sem tempo para ressaca, na segunda-feira é feita a apuração dos pontos do júri. A celebração do campeão é uma festa à parte, com direito a desfile pelas ruas de Parintins.

Parintins, a cidade

A famosa Ilha Tupinambarana fica localizada a 369 da capital amazonense. E  lá se vive, é bem verdade, de boi quase a vida inteira. Mas é em pleno pulsar do verão amazônico que explode em festa com seus visitantes para o festival. O público vem de todo canto do mundo para assistir o Festival Folclórico tomar vida.

Para chegar, o visitante tem duas opções: ir de "bubuia" - como os parintinenses chamam a viagem de barco - ou de "asa dura" - o famoso avião. Existem diferentes opções de barcos, com modelos mais rápidos ou mais devagar. Também existe a opção de ir de carro até uma cidade próxima e, então, cruzar por cerca de oito horas de barco.

A cidade de Parintins, que já não é pequena, fica ainda mais agitada - tomada por uma grande onda azul e vermelha. No Amazonas, é o segundo município com o maior número de habitantes, com mais de 116 mil - segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

Para quem visita, entre as noites brincando de boi no festival, a viagem merece passeios para desbravar a cidade, que tem aura artística e artesanal por toda esquina e ferve de exaltação à cultura tão inerente à ilha. Passeios pelas principais praças e a orla da cidade - sem deixar passar o pôr do sol - são paradas obrigatórias.

Retorno do festival e expectativas

Após os dois anos de suspensão do festival devido à pandemia de Covid-19, que no Amazonas matou mais de 14 mil pessoas, Parintins retoma as atividades do festival com alta expectativa de voltar a girar a economia local - uma vez que o festival, em si, é seu principal motor. O avanço da vacinação e a queda nos indicadores de novos casos e mortes pela doença é o que chancela a realização desta edição.

Muito além de manter viva a tradição de Caprichoso e Garantido, o festival impulsiona atividades econômicas do município em diversos setores. Em 2019 – última edição antes da pandemia –, mais de 60 mil pessoas visitaram a cidade no período da festa, assegurando a geração de emprego e renda para a população de Parintins.

Para este ano, com o retorno da festa e a presença dos turistas na Ilha Tupinambarana, comerciantes e prestadores de serviços estimam aumento de 85% a 90% na lucratividade.

Durante os anos de 2020 e 2021, o Governo do Amazonas realizou lives das apresentações dos bois, sem a presença de público e cumprindo os protocolos contra a Covid-19. Os espetáculos reduzidos foram a alternativa encontrada para fomentar a economia local, promovendo renda, principalmente, para os artistas dos bumbás.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins 2022
Parintins 2022
Sobre Página especial com informações e notícias sobre o edição de 2022 do Festival Folclórico de Parintins.
Manaus - AM Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 36°

Sáb 35°C 24°C
Dom 34°C 23°C
Seg 31°C 23°C
Ter 30°C 23°C
Qua 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes