Domingo, 14 de Agosto de 2022
30°

Nuvens esparsas

Manaus - AM

Cultura Reconhecimento

Obras do artista plástico Rui Machado, ilustraram a COP26 na Escócia

5 obras que ilustraram a Agenda pelo Desenvolvimento da Amazônia

12/11/2021 às 16h18 Atualizada em 12/11/2021 às 17h03
Por: Jordan Muniz Fonte: Portal Holofote
Compartilhe:
Obras do artista plástico Rui Machado, ilustraram a COP26 na Escócia

 Há algum tempo, precisamente em novembro de 2020, fui procurado por Fernanda Rennó, do Instituto Arapyaú, de São Paulo, que conheceu meu trabalho por meio do site que tenho na Internet.  Ela disse buscar na arte não apenas ilustração, mas também informação e  ter sido o meu trabalho um dos primeiros que lhe chamou a atenção, pela riqueza de tudo que despertou nela, por quebrar estereótipos, por ser uma arte livre que ultrapassa até a mim (Rui) mesmo. Então, fui convidado para participar da “Uma Concertação pela Amazônia”, cujo instituto faz parte e tem o objetivo de promover o desenvolvimento da região de forma sustentável, com um olhar sensível através da arte e cultura.

Participei de uma reunião virtual do grupo, que acontece mensalmente, para mostrar e falar da minha arte e toda essa paixão pela Amazônia, inclusive com uma de minhas composições como fundo musical (Serpente de Rio – Rui Machado/Sidney Rezende, interpretada por Márcia Siqueira). Depois disso, espontaneamente se criou uma parceria. Minha arte ilustrou alguns artigos da Revista Página 22.Também foram incluídas imagens do meu trabalho no Relatório de Atividades 2020 do Instituto Arapyaú.

Em setembro de 2021 fui convidado para participar de uma galeria virtual que aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro no Global Landscapes Forum (GLF), a maior conferencia global sobre o Bioma Amazônia. Nesse evento participei com 10 obras. Finalmente, agora, em novembro, minha arte chega na COP26 (Glasgow/Escócia). Foram 5 obras que ilustraram a Agenda pelo Desenvolvimento da Amazônia, um documento apresentado no evento durante a participação da “Uma Concertação pela Amazônia”, ajudando a aterrissar essa discussão com arte e inundando todo conteúdo de Amazônia, sendo importante para o mundo saber que no Brasil tem muito gente pensando diferente do exposto oficialmente.

A COP, que vem sendo realizada desde 1995 pela ONU, é um marco crítico nos esforços para evitar uma catástrofe climática. Nessa COP26 se espera que os países tenham apresentado projetos de contribuições ambiciosas, com metas claras até 2030.

Fonte: Portal Mazé Mourão 

Texto: Rui Machado/ Artista Plástico/ Poeta e Compositor 

 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coluna do Muniz
Coluna do Muniz
Sobre É uma coluna com conteúdo esporádico voltada para a high society da amazônia.
Manaus - AM Atualizado às 13h33 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 33°

Seg 33°C 24°C
Ter 33°C 23°C
Qua 34°C 22°C
Qui 34°C 23°C
Sex 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes