Terça, 15 de Junho de 2021 09:11
(92) 99183-2565
Política CPI da Covid

Ministério paralelo orientou Pazuello sobre crise de oxigênio em Manaus

Documento mostra que dois médicos, que não são funcionários do Ministério da Saúde, apresentaram ao ex-ministro, proposta de enfrentamento à pandemia

04/06/2021 13h19
136
Por: Fernanda Souza Fonte: R7
Reprodução
Reprodução

A apresentação do TrateCov ficou a cargo da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, comandada por pela médica Mayra Pinheiro, que já prestou depoimento à CPI. Além dessa ação, sua pasta também recrutou profissionais de Saúde para auxiliar a crise em Manaus.

Documento mostra que, em 10 de janeiro, dois médicos, que não são funcionários do Ministério da Saúde, apresentaram ao ex-ministro Eduardo Pazuello proposta de enfrentamento à pandemia. São eles: Paulo Porto, especialista em neurocirurgia, neurologia e medicina de urgência, e Roberto Zeballos, clínico geral e imunologista.

Na ocasião, sugeriram ao então ministro da Saúde a atuação nas seguintes frentes: educação sanitária da população e/ou introdução de diagnóstico e tratamento precoce.

“Foram feitas as seguintes sugestões: o diagnóstico precoce, por intermédio do escore proposto por Cadegiani; adoção de campanhas agressivas de marketing, reforçando a importância de medidas de distanciamento, higiene e uso de máscara; e adoção da quimioprofilaxia/bloqueio epidemiológico para a maior parte possível da população”, relata.

O aconselhamento de médicos que não ocupam cargos na pasta reforça a tese apontada por membros da CPI da Covid no Senado, de que há um ministério paralelo discutindo ações de enfrentamento à pandemia de covid-19. Nomes como Carlos Wizard, Nise Yamaguchi, Osmar Terra, Arthur Weintraub e Carlos Bolsonaro são citados como componentes desse grupo coexistente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 09h52 - Fonte: Climatempo
25°
Chuva fraca

Mín. 22° Máx. 31°

25° Sensação
13 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.