Nesta quinta-feira postos de combustíveis venderam gasolina sem cobrar os valores referentes aos impostos. O preço do litro do combustível será comercializado a R$ 2,36. A ação faz parte do “Dia do Imposto Zero” e teve adesão de 10 estabelecimentos em Manaus.
A campanha está na 10* edição em Manaus e é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL) e pela CDL Jovem. As lojas incluídas na campanha bancarão o valor descontado.
De acordo com o coordenador da CDL Jovem, Bernardo Benzecry, cerca de 50% do preço do combustível são impostos no Amazonas.
“A gasolina aqui se paga o ICMS, Pis, Cofins e o CIDE, e por isso aqui no Amazonas mais de 50% do valor se paga em imposto. Esse dia é importante não só para as pessoas verem que a carga tributária é alta, mas que nos temos um retorno muito baixo. O Brasil, entre os 30 países no mundo que mais pagam impostos, ele é o que tem o pior retorno”, dias Benzecry.
Cada cliente poderá comprar até 10 litros de gasolina, em um posto localizado na zona centro-Sul. A ação foi aprovada pelos motorista, que formaram filas desde a noite de ontem para abastecer.
“Quem dera se fosse todo o dia. Se esse valor dos impostos fosse retribuído em serviços, valeria a pena. Mas não temos nenhum retorno. Eu acho que o governo poderia reparar esse lado, porque o preço da gasolina incide em tudo”, disse o motorista Cássio Bruno.
Em Manaus, a gasolina o litro da gasolina é vendido por cerca de R$ 5,00. O valor chega a ser mais caro no interior do Amazonas. A data da campanha “Dia do Imposto Zero” foi escolhida para ser em maio, pois simbolicamente é a época do ano em que os brasileiros conseguem quitar todos os seus tributos, taxas e contribuições do ano. Além de postos de gasolina, outros estabelecimentos, como restaurantes e lojas de eletrônicos, aderiram à campanha.
Mín. 24° Máx. 36°