Quarta, 14 de Abril de 2021 08:53
(92) 99183-2565
Geral Reunião

Wilson reúne donos de bares e restaurantes antes de assinar novo decreto

Governador deu sinal de que vai ampliar o funcionamento do setor, mas condicionou a decisão a reunião que acontece amanhã, dia 5

04/03/2021 12h52
628
Por: Fernanda Souza Fonte: BNC
Reprodução
Reprodução

Dois dias antes do prazo que tem para decidir sobre o funcionamento das atividades econômicas nesta fase da pandemia da Covid-19 no Amazonas, o governador Wilson Lima (PSC) reuniu ontem com donos de bares e restaurantes.

A reunião foi por meio da Abrasel, a associação que representa o setor.

Em seu site, a entidade comentou que maior flexibilização da atividade pode evitar demissões em massa.

Restrições

Com a queda de indicadores da Covid-19, o Governo do Amazonas autorizou, desde o último dia 22, o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes, mas entre 6h e 16h.

O delivery nesses casos está liberado até 22h e o drive-thru até 18h.

Cautela

Na reunião, Wilson deu sinal de que deve ampliar o funcionamento desses estabelecimentos. Mas condicionou a medida à avaliação do Comitê de Enfrentamento da Covid-19.

O colegiado que orienta o governador na pandemia se reúne nesta sexta-feira, dia 5.

“O Estado nunca fechou todas as atividades. Nós sempre trabalhamos para encontrar um equilíbrio, ampliando a rede hospitalar e, ao mesmo tempo, mantendo o funcionamento do mínimo de atividade econômica para a gente poder garantir emprego e renda”, disse, acrescentando.

“Hoje, eu recebi os representantes da Abrasel para uma conversa, para a gente fazer alguns encaminhamentos daquilo que é possível a gente estender a partir do próximo decreto. Dentre as propostas que estamos avaliando está a ampliação do horário de funcionamento, tanto presencial, como também do drive-thru e do delivery”, explicou o governador.

Compromisso

O presente da Abrasel, Fábio Cunha, destacou o compromisso dos empresários e trabalhadores do setor no cumprimento das medidas para frear a proliferação dos casos de Covid-19.

“Existem algumas empresas que não estão comprometidas com esses protocolos, mas a gente apoia que sejam exemplarmente punidas. Já está mais do que orientado o que se deve fazer: é o espaçamento das mesas, a capacidade tem que ser reduzida a 50%, o álcool em gel em todas as mesas, as máscaras sendo usadas pelos atendentes”, ressaltou.

Fábio disse ainda que, para reforçar a recomendação das autoridades de saúde, a associação lançou uma campanha orientativa.

“Apesar da gente ser treinado para atender bem os nossos clientes, a gente também vai ser rigoroso com ele quando não estiver cumprindo o protocolo dentro do estabelecimento. Essa é a orientação da Abrasel, a associação está fazendo uma campanha para que os retornos das atividades sejam feitos com moderação e muita responsabilidade, porque nós precisamos nos manter vivos no comércio”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 09h47 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 29°

24° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva