Sábado, 06 de Março de 2021 06:25
(92) 99183-2565
Política Presidente

Bolsonaro fala em burocracia e tempo exíguo para criar Aliança pelo Brasil

Presidente admitiu que pode ter que se filiar a outro partido e disse que decisão será tomada em março

25/01/2021 10h56
106
Por: Fernanda Souza Fonte: Metrópoles
Reprodução
Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (25/1), a apoiadores reunidos no Palácio da Alvorada, que há muita burocracia e tempo insuficiente para criar seu partido, o Aliança pelo Brasil.

Bolsonaro admitiu que pode ter que se filiar a outra legenda para disputar a reeleição em 2022. Como já havia sinalizado no fim do ano passado, Bolsonaro disse que a decisão será tomada em março.

“Em março eu decido. Ou decola o partido ou tem que arranjar outro. Não vai dar tempo de a gente… Em março, né, vamos reestudar se o partido decola ou não. Se não decolar, a gente vai ter que ter outro partido, senão, não temos como nos preparar para as eleições de 22.”

Para registro de um partido no Brasil, são necessárias 491.967 assinaturas. Segundo consulta ao portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento, foram reunidas 56.834 assinaturas, o que representa menos de 12% do número exigido. A lei determina que o presidente precisa se filiar a uma legenda até seis meses antes do início do primeiro turno, que ocorre no primeiro domingo de outubro.

“É muita burocracia, é muito trabalho, certificação de fichas, depois passa pelo TSE também, tá certo? Então, o tempo está meio exíguo para a gente aí. Não vai deixar de continuar trabalhando, mas vou ter que decidir, porque não é por mim, né, porque não estou fazendo campanha para 22, tá? Mas o pessoal quer disputar, queria estar num partido onde tivesse simpatia minha.”

Recentemente, o TSE decidiu que as assinaturas nas fichas ou listas expedidas pela Justiça Eleitoral para apoiamento à criação de partido político podem ser eletrônicas. No entanto, será necessária prévia regulamentação pelo tribunal e desenvolvimento de ferramenta tecnológica para aferir a autenticidade das assinaturas.

Questionado por apoiadores sobre sua atuação na fundação da nova agremiação, Bolsonaro disse não ter condições de coordenar o trabalho de coleta de assinaturas.

“Eu não tenho como coordenar isso daí, não tenho tempo pra isso. Então, o pessoal ajuda, agradeço a vocês que ajudam, de forma voluntária. Mas não é fácil você conseguir 500 mil fichas e certificados.”

Como mostrado pelo Metrópoles, das 24 siglas com representação no Congresso, ao menos quatro já convidaram Bolsonaro a integrar seus quadros: PTB, PL, PP e Patriota. As quatro fazem parte do chamado Centrão, bloco de partidos de centro e centro-direita que em 2020 passou a dar sustentação ao governo Bolsonaro na Câmara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 07h22 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

24° Sensação
3.9 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva