Quinta, 04 de Março de 2021 14:45
(92) 99183-2565
Saúde Explicações

URGENTE: Conselheira Yara Lins dá 6 horas para secretário de Wilson Lima explicar sobre distribuição de vacinas no AM

A Conselheira também questionou a ordem de distribuição e denúncias de que haveria pessoas

20/01/2021 19h14 Atualizada há 1 mês
5.004
Por: Portal Holofote Fonte: Assessoria de Imprensa
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Preocupada com a distribuição das vacinas CoronaVac no Estado do Amazonas, a Conselheira Yara Lins, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, encaminhou expediente ao Secretário Estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, cobrando explicações sobre a destinação das 50 mil doses dos imunizantes doadas pelo governo de São Paulo, e comprovação do local para onde foram encaminhadas as demais vacinas remetidas pelo Ministério da Saúde. 

A Conselheira também questionou a ordem de distribuição e denúncias de que haveria pessoas "furando a fila" dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Conforme Yara, os questionamentos servem para apuração de responsabilidade e, uma vez que fiquem constatadas, medidas de penalização serão adotadas no âmbitos do TCE-AM, e será encaminhada representação ao Ministério Público Estadual para levantamento de possíveis crimes.

Veja o documento na íntegra aqui!

Vacinas não chegam à Fcecon e demais unidades de saúde

Nesta terça-feira (19), a farmacêutica Ednilza Guedes, Conselheira do CRF-AM, que está atuando na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), também afirmou ao Portal do Holanda que os profissionais de saúde de linha de frente de grandes hospitais, como o próprio FCecon e o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto,  estão estranhando o fato das vacinas não terem chegado a eles. 

“O pessoal do 28 de Agosto não foi vacinado, e nem no FCecon, onde eu estou. Esperávamos que a vacina chegasse hoje à tarde. A vacina nem apareceu. Lá o pessoal é oncológico, tem uma aula cheia de pacientes com Covid misturados com os de câncer. O negócio está nesse nível.”. 

Juíza federal faz apelo

A juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da Justiça Federal no Amazonas, também pediu que ninguém “fure” as filas prioritárias da vacinação. “Não furem a fila. Não deixem ninguém furar. Denunciem às autoridades competentes para as providências cabíveis. O povo do Amazonas não merece isso. Estamos lutando pelo direito constitucional à vida digna. Não sabotemos uns aos outros”, escreveu nas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Especial Covid-19
Sobre Especial Covid-19
Página especial com informações e notícias da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Manaus - AM
Atualizado às 15h37 - Fonte: Climatempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
11 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva