Seja bem-vindo
Manaus,01/11/2025

  • A +
  • A -

Realidade virtual expõe o sofrimento dos animais em fazendas e matadouros

Anda
Realidade virtual expõe o sofrimento dos animais em fazendas e matadouros Foto: Vídeo iAnimal
Publicidade

iAnimal é o primeiro projeto de realidade virtual que transporta o usuário para dentro das fazendas e matadouros, conhecendo de perto a realidade dos animais confinados e condenados à morte. Trata-se de uma experiência imersiva em 360 graus, com grande impacto visual e ângulos jamais explorados.

A iniciativa é da Animal Equality, uma organização internacional de proteção animal que atua em oito países na Europa, América e Ásia. Entre suas principais atividades está a investigação e denúncia do sofrimento animal na indústria agropecuária, muitas vezes oculto do público em geral.

De acordo com o site do projeto, os animais consumidos sofrem do momento que nascem até seu destino final no matadouro, para que cheguem ao prato dos humanos. Com o iAnimal, finalmente os consumidores podem conhecer os horrores da indústria da carne sem cortes e tomar decisões conscientes sobre sua alimentação.

O projeto reúne imagens que foram registradas nos últimos 18 meses, durante investigações em fazendas e matadouros do Reino Unido, México, Alemanha, Espanha e Itália. São imagens realistas e detalhadas, acompanhadas de uma narração sobre as práticas cruéis e condições dos animais na indústria agropecuária. Para a experiência completa, o participante deve utilizar um headset VR, mas as imagens também estão disponíveis no site.

“Ver uma pobre porca presa em uma jaula, incapaz de se mover ou sequer se virar, junto a vários outros confinados no mesmo lugar. Vê-la largada em suas próprias fezes, sem qualquer contato com seus filhotes é revoltante e de partir o coração. A experiência coloca você dentro dessa realidade, é inesquecível,” declarou o ator Peter Egan, de Downtown Abbey, sobre o iAnimal.

Além de disponibilizar as imagens online, o Animal Equality vai levar a experiência às principais universidades e diversos eventos. A organização acredita que todos têm o direito de saber de onde vem sua comida, pois a consciência sobre a crueldade do confinamento, maus-tratos e morte dos animais pode levar a escolhas mais éticas e compassivas como o veganismo.

Como disse a jornalista Jane Velez-Mitchell: “A realidade virtual do iAnimal leva você aos lugares que a indústria da carne está tentando esconder.”





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.