Quinta, 09 de Julho de 2020 11:30
(92) 99183-2565
Saúde Covid-19

Pesquisa aponta impacto do coronavírus nas famílias em Manaus

Apenas 18,5% cumpriram integralmente o isolamento, permanecendo todo o tempo em casa.

04/06/2020 15h07
114
Por: Jéssyca Seixas Fonte: BNC
Divulgação
Divulgação

A Action realizou uma pesquisa de opinião junto à população manauara avaliando a convivência familiar após dois meses de confinamento domiciliar.

Os resultados mostraram uma forte associação entre a avaliação da convivência familiar com as novas atividades na rotina,. Sobretudo desenvolvidas pelos membros durante esses dois meses de isolamento.

O infográfico mostra os principais resultados. A maior parcela da população aderiu total 18,5%, ou parcialmente 54,10% ao confinamento. Por outro lado apenas 18,5% cumpriram integralmente o isolamento. Dessa forma permanecendo todo o tempo em casa.

Além disso, 51% restringiram a saída para atender apenas necessidades básicas e indispensáveis. Por exemplo, como ir a supermercados e drogarias.

Com a mudança da rotina e a intensificação da convivência familiar, novas atividades passaram a fazer parte do cotidiano de mais de 80% dos participantes.

A maioria (22,2%) está ajudando mais intensivamente nas tarefas domésticas nesse período de confinamento. Não somente naquelas tradicionais. Mas como as de limpeza e arrumação, como também noutras, mais prazerosas, como jardinagem e culinária ocasional.

Ações em família

De acordo com a Action, a pesquisa observou que muitos procuraram estar mais próximos da família (20,6%), realizando atividades em conjunto. Destaca-se também a leitura, o estudo e a oração que foram intensificadas nesse período de quarentena (10,4%).

A pesquisa identificou também que, para 46,6% dos participantes, a convivência familiar melhorou, sendo 11,1% os que dizem ter melhorado muito. A maioria (48,8%) citou que ficou na mesma situação. No entanto, para 8,6%, o relacionamento familiar piorou.

Conforme a empresa, análise mais profunda apontou que as atividades desempenhadas na quarentena têm forte correlação com o sentimento de melhora ou piora no relacionamento familiar.

Para descobrir como essa relação ocorre, portanto, foi usada a análise fatorial (método das correspondências múltiplas), uma técnica estatística muito utilizada para entender a associação entre múltiplas variáveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Especial Covid-19
Sobre Especial Covid-19
Página especial com informações e notícias da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Manaus - AM
Atualizado às 12h18 - Fonte: Climatempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 33°

34° Sensação
6 km/h Vento
70% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.