BANNER GOV 05
BANNER GOV 04
BANNER GOV 01
Coronavírus

Evolução do novo coronavírus no AM ainda é imprevisível, diz FVS-AM

O Amazonas tem sido um dos Estados fora da curva.

26/03/2020 17h48
Por: Jéssyca Seixas
Fonte: Manaus Alerta
202
Divulgação
Divulgação

A pandemia de novo coronavírus segue avançando no Estado do Amazonas e chegou a 67 casos confirmados nesta quinta-feira (26). Por outro lado, apresenta números menos alarmantes que em outras regiões do Brasil. Durante a coletiva de de imprensa virtual a Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM) abordou o tema.

Em toda esta semana de contagem de casos, que se iniciou na segunda-feira (23), os números de casos confirmados diariamente não dobraram no Amazonas, como vinha ocorrendo nos primeiros dias de levantamento, e como vinha se mostrando como tendência nacional. O Amazonas tem sido um dos Estados fora da curva.

Perguntada pela reportagem, sobre esse comportamento da curva de crescimento de casos no Amazonas, se está enfraquecendo e se há previsão de redução, a diretora Rosemary disse que os dados ainda são insuficientes para fazer uma estimativa.

“É necessário entender que no início da epidemia tínhamos 100% de casos importados, que se infectaram fora do Amazonas. Algumas dessas pessoas passaram para familiares ou para contatos próximos. A partir dos últimos dias estamos passando para transmissão comunitária. Isso que quer dizer que a nossa curva ainda não é uma curva de casos estritamente do Amazonas”, detalhou a diretora.

Ela salienta inda que ainda estamos no início da epidemia. “Não sabemos como o vírus vai se comportar na nossa população. Pode ser que consigamos interromper a progeção do vírus e a curva achatar, mas pode ser que aumente a transmissão e o número cresça. O que temos observado é que o covid-19 se comporta como os outros vírus respiratórios. Quando faz sol os casos reduzem, e quando faz chuva os casos aumentam. Então nesse momento nos temos números insuficientes de casos para fazer estimativas da curva”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 11h24
31°
Nuvens esparsas Máxima: 31° - Mínima: 23°
35°

Sensação

20 km/h

Vento

71%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas