BANNER GOV 05
BANNER GOV 04
BANNER GOV 01
Enem

MEC quer aplicar Enem a cada ano do ensino médio

A ideia é começar a aplicação para alunos do 1° ano já em 2021 e ampliar de forma gradual.

05/02/2020 18h52
Por: Jéssyca Seixas
Fonte: Extra
149
Divulgação
Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) estuda substituir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no formato atual por provas aplicadas nos três anos do ensino médio regular, que, juntas, comporiam a nota do estudante para disputar vagas no ensino superior. A ideia é começar a aplicação para alunos do 1° ano já em 2021 e ampliar de forma gradual.

O cronograma inicialmente traçado prevê a incorporação das turmas de 2º ano em 2022 e as de 3º ano em 2023, quando todo o ciclo regular do ensino médio estaria sendo atendido. Escolas públicas e privadas passariam pelo exame seriado.

As áreas técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram chamadas a analisar a viabilidade da proposta. As mudanças seriam feitas paralelamente aos planos de introduzir de forma gradual o Enem digital, anunciado no ano passado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O Enem nos moldes atuais continuaria existindo, mas para um público residual: quem já terminou há tempos o ensino médio e quer disputar vaga em universidades e para os estudantes que perderem uma das provas do exame seriado. Haveria, portanto, o "Enem geral" e o "Enem seriado". 

Procurados pelo GLOBO, o MEC e o Inep não responderam.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 06h52
24°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 24°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas