Apa Móveis/Pneu Forte - 728x90
Educação

Prefeitura de Manaus enfatiza educação na Semana Nacional de Trânsito

A programação, aberta nesta quarta-feira, continua até o próximo dia 25

19/09/2019 09h35
Por: Fernanda Souza
Fonte: D24am
577
Reprodução
Reprodução

O trabalho apresentado por crianças e gestores da escola municipal Cleonice Menezes, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, representou, nesta quarta-feira (18), o início da programação da Prefeitura de Manaus para a Semana Nacional de Trânsito 2019, que se estende até a próxima quarta-feira (25), sob a coordenação de educadores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A escola é uma das 410 instituições de ensino do município a adotar o tema trânsito seguro dentro das salas de aula.

Nesta quinta-feira (19), a programação da Prefeitura de Manaus para a Semana Nacional de Trânsito inclui duas atividades. Às 9h será realizada uma orientação para condutores e pedestres na avenida Autaz Mirim, esquina com Itaité, no bairro Tancredo Neves, zona leste. No local, educadores e agentes de trânsito vão enfatizar o respeito à faixa e ensinar como os pedestres podem atravessar a rua, de forma segura.

A segunda atividade, também às 9h, será uma palestra para cumpridores de penas alternativas de crimes de trânsito. A apresentação, coordenada por um educador do IMMU, será realizada no fórum Henoch Reis, Rua Paraíba, s/nº, bairro São Francisco, zona centro-sul.

Jogos pedagógicos

Durante a abertura da programação para a Semana Nacional de Trânsito 2019 na escola municipal Cleonice Menezes, foram apresentados jogos pedagógicos elaborados a partir de produtos reciclados, para mostrar como entender as regras de trânsito e o respeito às sinalizações. Maquetes interativas, construídas com material reaproveitado, contribuíram para orientar adultos e crianças sobre o respeito entre todos que compartilham as vias da cidade: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Os educadores da Gestão de Transportes do IMMU, em tom teatral e bem-humorado, ensinaram às crianças como valorizar o acesso ao transporte coletivo. Enfatizaram como o respeito e o zelo podem garantir o transporte público com qualidade para todas as pessoas.

O evento contou ainda com a apresentação de alunos da escola Cleonice Menezes, que declamaram poemas sobre o trânsito. O grupo de percussão musical Curumim na Lata também se apresentou e, entre o repertório, entoou o Hino Nacional.

“No início deste ano, adotamos nas salas de aula o projeto Transversalizando o Trânsito, lançado pela Prefeitura de Manaus. Nossas crianças passaram a entender como o trânsito faz parte da vida delas e como podem contribuir para reduzir acidentes. Nosso empenho é oferecer os caminhos para que nossos alunos sejam multiplicadores da mudança de comportamento entre todos os que estão no trânsito”, destacou a diretora da escola, Marinete Lira.

O diretor-presidente do IMMU, engenheiro Manoel Paiva, fez a abertura do evento e destacou a importância da programação que enfatiza atividades educativas. “O prefeito Arthur Virgílio Neto se envolve diretamente com as ações de educação de trânsito porque acredita que este é o caminho mais seguro para a cidade conquistar um trânsito com menos acidentes. Vejo nas crianças envolvidas neste trabalho, a certeza de que a Prefeitura de Manaus está formando condutores e pedestres mais conscientes”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.