Apa Móveis/Pneu Forte - 728x90
Ação

Moradoras de ruas recebem atendimento social e jurídico, em Manaus

A ação foi realizada pelo Fundo Manaus Solidária, presidido pela primeria-dama Elisabeth Valeiko

13/06/2019 13h14
Por: Jéssyca Lorena
Fonte: Assessoria de comunicação- Semcom
66
Isaías Godinho
Isaías Godinho

Mais de 100 mulheres foram atendidas, nesta quarta-feira (13), durante a segunda edição do “Mulheres em Situação de Rua”. A ação, realizada na Minivila Olímpica Expedito Theodoro, no Santo Antônio, Zona Oeste, é promovida pelo Fundo Manaus Solidária e teve como objetivo oferecer serviços que, normalmente, as pessoas em situação de rua estão privadas.

A presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, disse que todas as pessoas que vivem nas ruas da capital amazonense possuem uma história, precisam de ajuda e não merecem ser julgadas. "Estamos levando dignidade para essas mulheres", frisou Elisabeth.

As mulheres receberam orientação jurídica e psicossocial, além de terem acesso a corte de cabelo, embelezamento, banho, alimentação e distribuição de kits de higiene pessoal e roupas. Também serão ofertadas atividades recreativas, como aulão de ritmos, e os filhos delas poderão participar de atividades esportivas e recreação infantil.

Também houve a emissão do documento de identidade, certidão de nascimento, além do encaminhamento para o recebimento do 'Bolsa Família'. A vice-presidente da Manaus Sólidaria, Mônica Santaella, disse que anualmente são realizadas as ações de cidadania que beneficiam as pessoas que vivem nas ruas.

A vice-presidente também afirmou que no mês de agosto será realizada a edição dos homens. "As edições acabam sendo sempre mistas. Pois as mulheres trazem os seus maridos e vice-versa. A intenção da Prefeitura é fazer com que essas pessoas sejam reinseridas em suas famílias, no mercado de trabalho e na sociedade" frisou Mônica.

A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, salientou que as ações voltadas para as pessoas de rua são um trabalho conjunto entre as secretarias.

"Muitas pessoas que estão na rua foram em função da dependência química. Conhecemos histórias onde a mãe foi atrás do filho e ficou por lá mesmo. A ação de hoje visa tirar da invisibilidade essas pessoas e dar a elas oportunidades", concluiu Conceição.

Sobre a ação

A ação de cidadania e saúde é promovida pelo Fundo Manaus Solidária e tem como objetivo a oferta de serviços que, normalmente, as pessoas em situação de rua estão privadas.

O evento tem como parceiros as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), de Saúde (Semsa), de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e, por parte da sociedade civil, a Comunidade Nova Aliança e grupo Amigos Solidários.

Também são apoiadores dessa atividade, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), a Casa Militar de Manaus e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 21h08
26°
Trovoada Máxima: 32° - Mínima: 24°
28°

Sensação

6 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Apa Móveis - 300x250
Últimas notícias
Pneu Forte - 300x250
Mais lidas