05/02/2019 ás 13h16
463
Jéssyca Lorena
Manaus / AM
Na leitura da mensagem governamental na Assembleia Legislativa, o governador do Estado, Wilson Lima, garantiu que irá promover uma reforma administrativa “séria e profunda”, rever a política tributária para abrir caminho para investimentos e repactuar contratos de fornecedores. De acordo com ele, o Estado vive a mais grave crise financeira de sua história.
A mensagem lida pelo governador abre os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa. Na ocasião, mesmo fazendo um diagnóstico preocupante sobre a atual situação do Amazonas, ele afirmou que está trabalhando para reverter o cenário. “Essa crise é fruto da completa falta de planejamento e desrespeito com o dinheiro público. Mas fui eleito para, junto com uma equipe técnica competente, mudar o caminho que o Amazonas vinha seguindo”, afirmou ele, ressaltando que “não é simples mudar o status quo porque tira viciados de sua zona de conforto”.
Um dos pontos abordados pelo governador foi o investimento na Saúde. De acordo com ele, o Estado investe 20% de seu orçamento na área, mas o “investimento não se reverte em qualidade para o cidadão”. Segundo Wilson, não há controle sobre a execução dos serviços realizados. Ele afirmou que, em 15 anos, o número de cooperativas que prestam serviços para a Saúde saltou de 15 para 230 e mais de um terço dos pagamentos a estas empresas não possuem cobertura contratual. “O déficit foi se acumulando, apesar de todas as dificuldades que se apresentam, temos coragem para enfrentar esses entraves. Vamos tornar, esse é meu compromisso pessoal e de governo, o sistema de saúde transparente, eficiente e automático”, afirmou o governador.
O governador pediu, ainda, a “sensibilidade dos deputados para encontrar os caminhos para quitar os débitos da Saúde”. “Não podemos olhar para a frente sem olhar para o passado. É minha prioridade e vou fazer isso. Os prestadores de serviço cumprem seu papel e não é justo que sejam penalizados”, destacou, afirmando que o pagamento de janeiro será feito de forma integral às empresas terceirizadas.
Reforma
Wilson Lima também prometeu fazer uma reforma administrativa “séria e profunda”, diminuindo gastos e aumentando a eficiência do Estado. “Vamos focar na atração de investimento da indústria de fármacos e cosméticos, na produção de óleo e gás natural, na piscicultura, no agronegócio, na mineração, ao extrativismo e ao turismo”, elencou ele, falando também na criação de mecanismos fiscais de incentivo ao pequeno e médio empreendedor.
Segurança pública
Para a segurança pública, Wilson Lima prometeu ‘sufocar’ o narcotráfico, a criação da Junta de Amparo Aos Policiais e a ampliação do patrulhamento da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) com o uso de motos. Ele anunciou, ainda, um reforço no armamento, trocando as pistolas usadas hoje, de calibre .40, por 9 milímetros. Segundo o governador, a aquisição será feita com verbas do Estado e também a partir de doações do governo federal.
“Temos muito trabalho a fazer em todas as áreas e os projetos estão começando a ganhar forma. Essa soma de esforços de todos é muitoimportante”, afirmou Wilson Lima.
FONTE: A Crítica
Há 5 minutos atrás
Atendente de lanchonete é encontrado morto amordaçado no ramal do BrasileirinhoHá 25 minutos atrás
Pedreira Lia, sucesso nas redes, busca auxiliares mulheres para trabalhar com elaHá 31 minutos atrás
Homem joga água fervendo nas partes íntimas de mulher por não aceitar fim de casamento no ACHá 40 minutos atrás
Taxistas e mototaxistas percorrem avenidas de Manaus durante manifestaçãoHá 56 minutos atrás
Mulher tem perna esmagada ao ser atropelada por ônibus no Centro, Manaus