domingo, 09 de dezembro de 2018
(92) 99183-2565
Saúde

18/05/2018 ás 15h16

213

/

Susam reativa aparelho de Ressonância Magnética da FCecon
O equipamento, que passou a funcionar no início de maio
Susam reativa aparelho de Ressonância Magnética da FCecon

O Governo do Amazonas investiu mais de R$ 913 mil na reativação do aparelho de Ressonância Magnética (RM) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). O equipamento, que passou a funcionar no início de maio, é um dos principais aliados na detecção e controle do câncer e estava parado há quatro anos, por problemas técnicos. A tecnologia integra o Serviço de Imagenologia da instituição, que realiza, em média, 2,7 mil exames ao mês, incluindo diversas modalidades.


De acordo com a diretora-presidente da FCecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, a atual administração recebeu o aparelho sem funcionar, com processo burocrático em trâmite, adotando as medidas necessárias para sua reativação, tais como, a garantia de orçamento para a manutenção corretiva, a adequação do espaço que abriga o equipamento na FCecon, e a compra de gás Hélio, essencial para o funcionamento da RM.


O conserto foi realizado por quatro técnicos de empresa especializada, situada em São Paulo (SP), que estiveram em Manaus, entre janeiro e março deste ano, para restaurar o serviço. Antes de ser colocada à disposição da população, a RM teve diversos componentes testados e passou por calibração, processo que garante o seu controle de qualidade.


Entre as principais funções da RM está a definição da extensão do câncer no corpo do paciente, o que especialistas denominam como estadiamento.


Durante o período em que o equipamento passou por manutenção e instalação, os pacientes que necessitavam do serviço foram encaminhados para outras unidades da rede estadual de saúde. Ninguém ficou sem o atendimento, conforme explica a diretora da FCecon.  

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados