100 DIAS DE GOVERNO - GOVERNO DO AMAZONAS
Surto
Sobe para 62 o número de casos suspeitos de sarampo em Manaus
Outros dois casos suspeitos também estão em investigação no interior do AM. Cerca de 76% dos casos notificados (inclui também os confirmados e descartados) são referentes a crianças menores de cinco anos
28/03/2018 21h21Atualizado há 1 ano
Por: Portal Holofote
Fonte: Portal A Crítica
11.731
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Subiu para 62 o número de casos suspeitos de sarampo que estão sob investigação em Manaus. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e foi divulgada nesta quarta-feira (28). Ainda segundo a FVS-AM, um caso em Humaitá (a 590 km da capital em linha reta) e outro em São Gabriel da Cachoeira (a 852 km) também estão sendo investigados.

No total, até esta quarta-feira (28), de acordo com a FVS-AM, em todo o Estado, já foram notificados 71 casos da doença. Deste total, 68 são de Manaus, 01 de São Gabriel da Cachoeira, 01 de Anori e 01 de Humaitá.

Dos 71 casos notificados no Amazonas, quatro registrados em Manaus foram confirmados para sarampo. Todos os casos confirmados são da Zona Norte de Manaus.

Três casos notificados foram descartados, sendo um de Anori  e dois da capital. Outros 64 permanecem em investigação – dois são do interior. De acordo com o boletim da FVS, cerca de  76% dos casos notificados são referentes a crianças menores de cinco anos.

Os casos confirmados foram por critérios laboratoriais. A primeira confirmação foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen). E, depois, pelo Laboratório Nacional de Referência de Sarampo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O laboratório da Fiocruz identificou, ainda, que o genótipo D8 encontrado nos casos confirmados em Manaus tem 100% de similaridade com o vírus que circula em Roraima e na Venezuela, embora todas as notificações sejam em amazonenses.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque,  que é infectologista, pelo fato de o sarampo ser um vírus extremamente contagioso, a vacinação é a única forma de prevenção à doença.

"Os dados demonstram que o público-alvo mais suscetível são crianças menores de cinco anos, por isso, é preciso sensibilizar os pais para que vacinem seus filhos e nos ajude a conter o surto", destacou.  

Ações e medidas tomadas

Dentre as medidas para conter o surto de sarampo, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que vem intensificando as ações de vigilância epidemiológica, imunização e laboratório para interromper a transmissão do vírus no Amazonas.

O Estado recebeu mais de 180 mil doses da vacina Tríplice Viral, que abasteceu todos os municípios do Estado. A secretaria também realizou a imunização de cerca de 6.000 profissionais de saúde da rede estadual e privada; realizou treinamento sobre “Atualização em Sarampo” para 400 profissionais de saúde da capital e dos municípios; realizou videoconferência com a participação de gestores e técnicos de 52 municípios dos 62 do Amazonas e emitiu três notas técnicas de orientação sobre o Sarampo.

Também foram definidas  ações de vigilância epidemiológica, imunização e laboratório para compor a sala de situação estadual, com definição de atribuições e executantes e  estratégias de isolamento de casos suspeitos de sarampo em hospitais de referência em Manaus.

Outra medida adotada pela Susam foi manter os 12 CAICs funcionando, nesta quinta-feira, ponto facultativo. De acordo com o secretário Francisco Deodato, a excepcionalidade se deve ao fato do público alvo dos CAICs – crianças de 0 até 14 anos –  incluir a faixa em que a vacinação contra o sarampo e o esquema de vigilância epidemiológica estão sendo reforçados, que é a de 1 a 5 anos de idade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 05h07
24°
Pancada de chuva Máxima: 30° - Mínima: 24°
24°

Sensação

7 km/h

Vento

77.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Pneu Forte - 300x250
Municípios
Apa Móveis - 300x250
Últimas notícias
Mais lidas