Na esfera municipal, o vereador Coronel Rosses (PL-AM) iniciou a coleta de assinaturas entre os parlamentares para apresentar uma proposta semelhante, desta vez com o objetivo de conceder o título de Cidadão de Manaus ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A iniciativa, no entanto, encontrou resistência entre parte dos vereadores. Por meio das redes sociais, o vereador Zé Ricardo (PT) afirmou que foi procurado para assinar o projeto, mas decidiu não aderir. Em publicação, ele declarou que recusou “elegantemente” o pedido e justificou a posição com críticas políticas ao senador.
“Vereador Coronel Rosses coletando assinaturas para projeto de título de cidadão de Manaus para o filho do Bolsonaro. Elegantemente recusei. Não assinei. Não vamos homenagear inimigos da ZFM e do povo de Manaus. E aqueles que apoiaram tentativa de golpe contra a Democracia”, escreveu Zé Ricardo.
Nos comentários da publicação, internautas manifestaram apoio à posição de Zé Ricardo e críticas à iniciativa de Coronel Rosses. Parte das mensagens afirmou que o senador Flávio Bolsonaro seria “inimigo” da Zona Franca de Manaus e questionou quais contribuições ele teria dado ao Amazonas. Outros usuários utilizaram apelidos e expressões críticas ao senador e ao vereador, além de apontarem que a proposta não deveria avançar. As reações contra a proposta predominaram entre as interações na postagem. Confira algumas reações.
Deputado propõe honraria a Flávio; Rosses articula semelhante
Outra proposta semelhante a de Coronel Rosses foi apresentada com a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na última terça-feira (03/02). O deputado estadual Delegado Péricles protocolou um projeto de lei que concede o título de Cidadão do Amazonas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), cuja tramitação teve início na quarta-feira (04).
A proposta se baseia na Resolução Legislativa nº 71/1977, que prevê a concessão da honraria a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Estado. Na justificativa, o parlamentar destaca a trajetória política do senador, cita visitas ao Amazonas e menciona a participação de Flávio Bolsonaro em agendas voltadas ao turismo e ao desenvolvimento econômico da região.
O projeto ainda passará pela análise das comissões técnicas da Aleam antes de seguir para votação em plenário. Caso seja aprovado, o título deverá ser entregue em sessão especial da Casa Legislativa, em data a ser definida.
COMENTÁRIOS