Seja bem-vindo
Manaus,07/11/2025

  • A +
  • A -

Operador financeiro do Comando Vermelho no Amazonas é preso na Espanha

Colombiano era investigado por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro e teve prisão decretada pela Justiça Federal do Amazonas.

Mario Adolfo
Operador financeiro do Comando Vermelho no Amazonas é preso na Espanha Reprodução/Internet
Publicidade

A Polícia Federal, por meio de cooperação policial internacional, prendeu um foragido da Justiça, que tinha o nome inserido na Difusão Vermelha da Interpol, na última quarta-feira (5/11), na cidade de Valência, na Espanha. As informações foram divulgadas pelo órgão nesta sexta-feira (7/11).

O individuo, de nacionalidade colombiana, tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal do Amazonas e era procurado pelas autoridades brasileiras por tráfico de drogas internacional e lavagem de dinheiro. Ele foi investigado na “Operação Xeque-Mate”, deflagrada há um mês pela FICCO/AM.

As investigações revelaram que ele era operador financeiro da venda de grandes quantidades de entorpecentes produzidos na Colômbia ao núcleo de liderança da facção dominante no estado do Amazonas, sendo que o pagamento ocorria por meio de criptoativos.

A operação xeque-mate deu cumprimento a cinco mandados de prisão, cinco mandados de prisão e o sequestro de R$ 122 milhões em bens. O complexo esquema financeiro articulado pela facção criminosa envolveu fintechs, empresas de fachada e estruturas paralelas de pagamento.

A prisão efetuada pela Policia Nacional da Espanha, em ato de cooperação internacional, contou com a participação das Adidâncias da Polícia Federal em Madri/Espanha e em Bogotá/Colômbia.

A Polícia Federal no Amazonas solicitou à Justiça Federal em Manaus/AM a extradição do preso para o Brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.