Seja bem-vindo
Manaus,06/11/2025

  • A +
  • A -

Operação desarticula núcleo jurídico e operacional de facção criminosa no Amazonas

Segundo a PF, advogados com acesso privilegiado ao sistema prisional vinham replicando ordens, bilhetes e deliberações estratégicas da facção.

Mario Adolfo
Operação desarticula núcleo jurídico e operacional de facção criminosa no Amazonas Reprodução/Internet
Publicidade

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6/11), a "Operação Roque" para desarticular o núcleo jurídico e operacional de uma facção criminosa com atuação no sistema prisional do estado. Na ação foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Manaus. O nome dos advogados alvos da operação e da facção não foram divulgados pela Polícia Federal (PF).

De acordo com a PF, o grupo é responsável por intermediar comunicações ilícitas entre lideranças internas e externas, além de facilitar a continuidade de ordens criminosas de caráter interestadual e transnacional.

Durante as investigações, apurou-se que profissionais com acesso privilegiado ao sistema prisional vinham replicando ordens, bilhetes e deliberações estratégicas de uma facção com atuação predominante na Região Norte, simulando atos de advocacia para ocultar comunicações ilícitas e repasses financeiros.

Segundo a polícia, as prerrogativas dos advogados estavam sendo utilizadas de forma indevida, com o objetivo de manter a hierarquia da organização criminosa dentro e fora do sistema prisional. Essa estrutura permitia a coordenação de represálias, pactos interestaduais e repasses de recursos ilícitos.

"É importante mencionar, que a operação foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM), assegurando o estrito cumprimento das garantias legais, o respeito aos direitos e prerrogativas individuais e a observância dos preceitos constitucionais que regem a atuação das autoridades no âmbito do Estado Democrático de Direito", diz trecho da nota.

Mandados
Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Amazonas, em endereços residenciais e profissionais dos investigados, localizados na capital amazonense.

A ação, que é um desdobramento da "Operação Xeque-Mate", resultou na apreensão de equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e valores em espécie, que serão submetidos à análise pericial.

A FICCO/AM é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. O grupo tem como objetivo promover a integração e a cooperação entre as forças de segurança em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.