Publicidade

Seja bem-vindo
Manaus,13/06/2025

  • A +
  • A -

Camarotti, da GloboNews, sobre gafe de Janja na China: “Ela presta um desserviço ao governo Lula”

O episódio gerou forte desconforto diplomático e expôs o governo Lula a uma situação delicada.

Portal Holofote
Camarotti, da GloboNews, sobre gafe de Janja na China: “Ela presta um desserviço ao governo Lula” Reprodução/Internet
Publicidade

O jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, criticou nesta terça-feira (13) o constrangimento causado pela primeira-dama Janja da Silva durante a visita oficial à China. Na ocasião, Janja interrompeu o protocolo e pediu a palavra para falar ao presidente Xi Jinping sobre o TikTok, alegando que o algoritmo da rede social favorece a extrema-direita. Segundo Camarotti, o episódio gerou forte desconforto diplomático e expôs o governo Lula a uma situação delicada.

– Tudo o que o Brasil não precisava era ter sua primeira-dama enquadrada pelo Xi Jinping. Foi o que aconteceu. As atitudes da Janja causam um desconforto enorme dentro do governo. É uma questão diplomática séria, assim como foi no G20, quando ela atacou o Elon Musk – afirmou o jornalista.

Camarotti ressaltou que o comportamento de Janja foi visto como um “desserviço” ao próprio governo Lula.

– Ela presta um desserviço ao governo Lula ao agir dessa maneira. E essa percepção é generalizada dentro do governo. Todo mundo tem uma história para contar sobre a Janja, mas agora ela passou dos limites. Se há algo a ser discutido, deve ser feito pelos canais diplomáticos. Não estava na agenda. E, em diplomacia, tudo é acordado previamente – acrescentou.

O episódio na China
Durante o encontro com Xi Jinping e a primeira-dama chinesa Peng Liyuan, em Pequim, Janja pediu a palavra de forma inesperada para abordar os supostos impactos nocivos do TikTok no Brasil. O gesto foi visto como inadequado e desrespeitoso ao protocolo chinês.

Segundo relatos de integrantes da comitiva ao portal G1, Xi Jinping respondeu friamente, dizendo que cabe ao Brasil regular ou até banir a plataforma, se assim decidir. Peng Liyuan também teria demonstrado irritação com o comportamento da brasileira.

Nos bastidores, membros da comitiva relataram surpresa com a atitude de Janja, afirmando que o assunto não estava previsto na pauta e que a iniciativa criou um clima de desconforto generalizado.

A questão do TikTok é sensível para a China, especialmente diante das pressões dos Estados Unidos, que cogitam banir a rede ou forçar sua venda a uma empresa americana, sob a alegação de espionagem.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.