O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) intensificou as ações voltadas para a valorização da vida ao longo da última semana de Setembro, com ações que envolveram funcionários, pacientes e acompanhantes. O objetivo foi fortalecer a saúde mental e o bem-estar de todos os envolvidos no ambiente hospitalar, a partir de uma série de atividades que buscaram a sensibilização sobre a importância do cuidado com a vida. Foram também distribuídos laços amarelos em todas as ações, em alusão ao Setembro Amarelo.
Entre as atividades, destacaram-se as rodas de conversa realizadas com os funcionários da unidade, onde foram debatidas questões ligadas à saúde mental e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde no seu dia a dia, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Todos os setores participaram da atividade coordenada pelo Serviço de Psicologia.
A sensibilização sobre a valorização da vida também envolveu os coordenadores do hospital, que participaram ativamente das atividades e distribuíram cartões com mensagens de incentivo e apoio, reforçando a importância de cuidar do próximo. Pacientes e acompanhantes também foram incluídos nessa abordagem, recebendo orientações sobre como valorizar a vida mesmo em momentos difíceis, como durante o processo de internação e tratamento.
Outra importante ação foi desenvolvida durante o ciclo de cirurgias promovido pelo Programa Opera Paraíba, no último fim de semana, onde a valorização da vida foi integrada aos cuidados cirúrgicos. Durante o evento, os profissionais se dedicaram não apenas aos procedimentos médicos, mas também a promover a mobilização sobre a importância do bem-estar emocional dos pacientes.
O hospital ainda contou com o apoio do Cerest Patos, cuja equipe realizou práticas integrativas voltadas para o bem-estar dos profissionais da unidade, como sessões de aromaterapia, terapia com ventosa e liberação miofascial, proporcionando momentos de relaxamento aos colaboradores.
A coordenadora do Setor de Psicologia, Clécia Silva, lembra que, além das atividades alusivas ao Setembro Amarelo, o hospital oferece atendimentos psicológicos presenciais e on-line para funcionários. “Esse é um serviço que proporciona suporte emocional contínuo aos trabalhadores, visando reduzir o estresse e o desgaste físico e emocional tão comuns na rotina hospitalar”, explica ela, lembrando que as atividades do Setembro Amarelo reforçam o compromisso do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro em não apenas oferecer cuidados médicos de excelência, mas também promover o cuidado integral com a vida, valorizando o bem-estar emocional de todos que fazem parte desse ambiente, incluindo funcionários, pacientes e seus acompanhantes.
O técnico de enfermagem Marcelo Gualberto participou das atividades e destacou a importância da ação. “É oportuno falar sobre saúde mental, não apenas no mês de Setembro, mas todos os dias e essa atividade que desenvolvemos focou no cuidado que devemos ter não apenas com o outro, mas, sobretudo, com a gente mesmo”, disse ele.
A dona de casa Ednalva que acompanhava sua mãe que fez uma cirurgia de catarata elogiou a ação. “Estou muito surpresa não apenas com essa ação do Setembro Amarelo, mas com as abordagens que a gente teve das equipes do hospital. Todos foram muito acolhedores”, afirmou ela que perdeu uma pessoa próxima, há um mês, por suicídio.
Mín. 24° Máx. 35°