O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), forma a primeira das cinco turmas do curso de Gerenciamento de Recursos de Equipe (CRM - Corporate Resource Management), destinado a capacitar os servidores para situações de maior risco durante o voo, e incrementar o relacionamento interpessoal no trabalho de aviação. A qualificação foi iniciada no último dia 29 de agosto.
O treinamento conta com 100 agentes de segurança, divididos em cinco turmas, compostas por operadores aerotáticos, pilotos, mecânicos de voo, apoio solo e demais profissionais envolvidos nas atividades do Grupamento Aéreo. Integrantes da primeira turma do curso
O diretor do Graesp, coronel da Polícia Militar Armando Gonçalves, destacou a importância do treinamento para a atividade de aviação, por garantir maior segurança aos tripulantes das aeronaves.
“A formação proposta pelo Programa CRM, mundialmente utilizado pela aviação, é de suma importância na área da segurança de voo, que visa trabalhar o ser humano envolvido na atividade aérea, ou seja, o fator humano, que é o responsável por 99,9% dos acidentes aéreos , daí a importância do treinamento e da capacitação dos nossos agentes. Nesse momento, o curso será dividido em cinco turmas, com 100 tripulantes, dos quais 10 irão fazer uma espécie de curso avançado para servir de multiplicadores. A partir desse treinamento, vamos ter nosso próprio pessoal para formar e fazer os treinamentos de CRM e Gerenciamento de Cabine”, informou o diretor.
Curso- Cada turma tem 20 alunos, que assistirão a 16 horas de aulas. A iniciativa visa treinar agentes para tomada de processo decisório no dia a dia, em especial em situações onde o agente está atuando sobre atividade intensa, em que necessite de celeridade e agilidade nas decisões durante o voo. A formação é realizada de forma periódica e anual.
O tenente-coronel Zilvandro Macêdo, do Corpo de Bombeiros Militar, coordenador de Segurança Operacional do Graesp, destacou a funcionalidade do curso durante as ações de segurança.
“Em condições adversas, muitas vezes saímos para atender operações de combate ao novo cangaço, ação policial, assalto a banco, radiopatrulhamento, em busca de pessoas que cometeram crimes e estão em fuga, assim como atuamos na prevenção com relação a grandes eventos, a exemplo dos jogos de futebol e o Círio. Trabalhamos com a parte de salvamento, em especial o salvamento aquático, serviço de busca de pessoas desaparecidas em mata, no transporte de presos e em diversas situações onde a aviação é empregada. Em muitas dessas áreas, e dessas missões, elas acabam dando uma carga maior de estresse, desafios que necessitam de um maior foco e concentração para a tomada de decisões. Esse curso visa trazer ferramentas, com as quais possamos trabalhar da melhor maneira possível, tendo recursos para garantir a segurança de voo da tripulação”, ressaltou o militar.
Mín. ° Máx. °