O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil, subiu nas escolas municipais de Manaus nos anos iniciais e finais do ensino fundamental em 2023, em comparação com 2021.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14).
Nas escolas municipais da capital, o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental ficou em 6,2 pontos. Em relação à 2021, houve um aumento de 0,7 pontos. Já em relação aos anos finais, Manaus chegou a 5,2 pontos, aumentando em 0,4 na comparação com 2021.
Anos iniciais do ensino fundamental
Escolas municipais
Anos finais do ensino fundamental
Escolas municipais
Nos anos iniciais do ensino fundamental, sete escolas da rede municipal de ensino ficaram acima de 8 pontos. Na Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho, no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da capital, o índice chegou a 8,6. Na Escola Municipal Escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta, localizada no bairro de Flores, a nota chegou em 8,5.
Segundo o levantamento do MEC, cerca de 21 escolas de todo o país tiraram 10 na avaliação. A maioria está localizada em municípios do estado do Ceará. O ranking também contempla unidades escolares de municípios situados em Pernambuco e Alagoas.
Já nos anos finais do ensino básico, uma escola da capital amazonense conseguiu 6,9 - a maior pontuação registrada na rede municipal de ensino. Se trata da Escola Estadual Professora Francisca Pereira de Araújo, também localizada no bairro de Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus.
A mais bem avaliada do ranking no país foi uma unidade educacional do município de Pires Ferreira, no Ceará, que alcançou 9,3 pontos.
Prefeito comemora
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), comemorou o avanço nas redes sociais. “A educação básica de Manaus saiu do 13º para o 5º lugar nos anos finais e do 13º para o 6º lugar nos anos iniciais. Isso é resultado de muito trabalho, dedicação e compromisso com nossas crianças e jovens”, escreveu ele.
“Agradeço a toda equipe da SEMED pelo empenho e aos nossos professores que fazem a diferença na vida de milhares de alunos diariamente. Vamos seguir juntos, sempre com trabalho, coragem e coração, por uma educação cada vez melhor!”, completou.
Mín. ° Máx. °