O jornalista Moisés Dutra lançou nesta quarta-feira (14/8) um vídeo em suas redes sociais criticando duramente o deputado federal e candidato à prefeitura de Manaus, Amom Mandel (Cidadania). A publicação de Dutra surge como resposta ao vídeo “Quem é essa tal de Amom?”, divulgado anteriormente pelo próprio deputado em seu Instagram, onde Amom afirma ser formado em Gestão Pública e estar cursando Mestrado em Ciências Políticas.
A crítica de Dutra é fundamentada em uma certidão de conclusão de curso emitida pela Faculdade Estácio, em Manaus, que revela que Amom acabou de concluir um tecnólogo à distância em Gestão Pública, colando grau na terça-feira, 13 de agosto de 2024.
No vídeo, Dutra acusa Amom de não ser formado em uma graduação de bacharel em Gestão Pública, como o deputado havia afirmado em um vídeo anterior divulgado em seu Instagram. “Você não é formado coisa nenhuma, como você falou aí, em Gestão Pública. Não é você que ataca todo mundo dizendo que ninguém está preparado, que você é o mais preparado? Cadê a prova?”, desafia Dutra.
De acordo com a certidão divulgada por Dutra, Amom completou um curso superior de tecnologia em Gestão Pública, com duração de dois anos, na modalidade à distância. O jornalista sugere que o deputado tentou enganar a população ao se apresentar graduado em Gestão Pública, quando, na verdade, concluiu apenas um tecnólogo, que ele descreve como um “cursinho de dois anos, desses baratinhos, de cento e poucos reais”.
Dutra também expressa desconfiança sobre a alegação de Amom de que estaria cursando um mestrado em Ciências Políticas. Segundo o jornalista, é improvável que Amom tenha se matriculado em um curso de mestrado tão rapidamente após concluir o tecnólogo. “A Estácio nem chegou a entregar o diploma para o jovem”, enfatiza Dutra, sugerindo que a declaração de Amom sobre o mestrado pode ser outra tentativa de enganar o eleitorado. Veja vídeo:
“Eu não consigo compreender essas mentiras do Amom. Ele falou que é formado, mas aqui está o registro de candidatura que mostra nível superior incompleto”, reforça Dutra ao expor um status de Amom com ensino superior incompleto na página da Câmara dos Deputados, questionando a autenticidade das credenciais acadêmicas do candidato. Além disso, Moisés Dutra insinua que o candidato tenha registrado a sua candidatura no TSE apenas no último dia porque ainda não havia recebido o diploma do curso para comprovar sua situação de ensino superior.
Mín. ° Máx. °