Seja bem-vindo
Manaus,10/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Barcos voadores da Aeroriver estão próximos de serem usados na Amazônia

Volitan, o barco voador da Aeroriver, está mais perto de testes em escala real e vão poder ser vistos nos próximos anos nos rios da Amazônia.

Aeromagazine
Barcos voadores da Aeroriver estão próximos de serem usados na Amazônia Divulgação
Publicidade

Na constante busca pela integração dos povos da bacia amazônica, a Aeroriver, criada em 2021 e que é uma startup incubada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), estuda um projeto de desenvolvimento para um aerobarco.


O chamado Volitan, é capaz de voar sobre os rios e chegar ao destino em um terço do tempo das lanchas mais velozes no mercado e promete oferecer um meio de transporte mais ágil e que se adeque às características da região amazônica.


Barco voador


O barco voador mede 18 metros de comprimento e promete percorrer uma distância de até 450 quilômetros sem reabastecer, operando a uma altura entre 5 e 10 metros da água, com velocidade de 81 nós (150 km/h) e terá capacidade para transportar dez passageiros ou uma tonelada de carga.


A projeção é que o Volitan se torne o primeiro veículo de efeito solo adaptado para a região amazônica e a empresa promete emitir menos CO2 do que embarcações e aeronaves tradicionais.


Protótipo


Atualmente, a o aerobarco passa por ensaios dinâmicos com um protótipo em escala 1:6. O objetivo é entender a dinâmica do veículo e realizar eventuais mudanças em sua geometria para otimizar a performance de voo.


“Em paralelo, estamos em fase avançada do protótipo em escala real, que estará pronto para testes e certificação no fim de 2024. Pretendemos iniciar a comercialização já em 2025”, diz o engenheiro aeronáutico e um dos sócios da startup Lucas Guimarães.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.