Publicidade

Seja bem-vindo
Manaus,10/05/2025

  • A +
  • A -

Decisão do STF permite reeleição de Roberto Cidade e Mesa Diretora

A eleição gerou algumas críticas – até histerias – de parte da classe política e imprensa, mas sem motivos, uma vez que está totalmente dentro da legalidade.

Direto ao Ponto
Decisão do STF permite reeleição de Roberto Cidade e Mesa Diretora Divulgação
Publicidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), ficará no comando da Casa até janeiro de 2027, após os parlamentares anteciparem a eleição da Mesa Diretora referente ao biênio 2025/2026.


A votação foi feita na semana passada e reconduziu Cidade, de forma unânime, ao posto que ocupa desde fevereiro de 2021.


A eleição gerou algumas críticas – até histerias – de parte da classe política e imprensa, mas sem motivos, uma vez que está totalmente dentro da legalidade.


Entenda o caso


Em dezembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou nove Ações Direitas do Inconstitucionalidade (ADIs) e decidiu que a partir daquela data seria possível a reeleição uma única vez para presidência de Assembleias Legislativas na mesma legislatura.


Ou seja, como a primeira eleição de Cidade foi em dezembro de 2020, ela não é considerada para fins de inelegibilidade em relação à atual legislatura.


Outros estados


Além do Amazonas, em outros cinco estados, as respectivas Assembleias Legislativas já possuem Mesas Diretoras eleitas para o biênio 2025/2026.


São eles: Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. 


Situação idêntica


Destes cinco, em dois deles, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, se reproduziu a mesma situação ocorrida na Aleam, de eleição do mesmo presidente para o primeiro e segundo biênios (2023/2024 – 2025/2026). 


Assim como Roberto Cidade, os deputados eleitos também foram presidentes no segundo biênio da legislatura passada. 


Caso corriqueiro


Mudanças em leis estaduais e regimento interno de Assembleias Legislativas são normais e já foram feita muitas vezes e faz parte do jogo político e da democracia.


O ex-deputado e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Neto, mudou a lei para ser reeleito. Belarmino Lins fez o mesmo. E Ricardo Nicolau tentou mudar, mas não conseguiu.


Força política


A verdade é que para conseguir se manter no poder é preciso articulação política. E isso Roberto Cidade sabe fazer como poucos políticos da atualidade.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.