Servidores anunciam greve por morte de Bruno e Dom e exigem saída de presidente da Funai
Um dos motivos da paralisação é pressionar as autoridades para que todos os envolvidos nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips sejam presos.

Uma greve geral foi anunciada para a próxima quinta-feira (23), por servidores da Funai em todo o país. De acordo com a categoria, a paralisação tem duas motivações.
Uma delas é pressionar as autoridades para que todos os envolvidos nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips sejam presos.
A outra é a saída do atual presidente do órgão, Marcelo Xavier: "Manifestaremos nossa profunda tristeza e indignação pelo assassinato bárbaro do nosso colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e exigiremos a devida identificação e responsabilização de todos os culpados. Exigiremos, ainda, a saída imediata do Presidente da Funai, Marcelo Xavier, que vem promovendo uma gestão anti-indígena e anti-indigenista na instituição", declara a Indigenistas Associados (INA), associação de servidores da fundação.
Os servidores criticam a gestão de Xavier, que é da bancada ruralista e está no comando da Funai desde 2019. As decisões polêmicas de demissões em massa, inclusive a de Bruno Pereira, e a denúncia de intimidação aos servidores estão no cerne do movimento contra ele.
Além disso, o presidente também já foi denunciado pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa. Isso porque ele quebrou um acordo judicial em que a Funai se comprometia a demarcar o território indígena Munduruku, em Santarém (BA).
Além disso, servidores alega que sofreram represálias por parte dele por serem contra a instalação de uma rede de alta tensão entre Manaus 'e Boa Vista'. Eles dizem que Xavier os persegue e mandou até investigá-los.
COMENTÁRIOS