Publicidade

Golpistas usam promessas de descontos em faturas para atrair vítimas pelo PIX

Criminosos estão usando o PIX para atrair vítimas em busca de um suposto desconto em faturas de cartão de crédito e celular.

18/08/2021 às 20h00
Por: Portal Holofote Fonte: Portal do Holanda
Compartilhe:
Homem segura celular com PIX. Foto: Divulgação/ PIX
Homem segura celular com PIX. Foto: Divulgação/ PIX

Criminosos estão usando o PIX  para atrair vítimas em busca de um suposto desconto em faturas de cartão de crédito e celular. Em um dos golpes, identificado na última quarta-feira (11) pela empresa de segurança digital Kaspersky, a mensagem afirma que operadoras de cartão de crédito se uniram em uma campanha para oferecer desconto caso o pagamento da fatura seja feito com o novo método de pagamento

De acordo com o G1, para receber o suposto benefício, a vítima precisa acessar um site e informar dados como bandeira do cartão, CPF, os quatro últimos dígitos do cartão e o valor total da fatura.

A página então informa uma chave do PIX para qual o valor com desconto deve ser enviado. O destino do dinheiro, porém, não tem relação com instituições financeiras.

A orientação para evitar cair neste tipo de prática é consultar canais oficiais das empresas, como site e telefone, para verificar se uma determinada promoção realmente existe. Além disto, verifique se o endereço é o mesmo usado pela empresa. Caso você acesse o site e ainda tenha dúvidas sobre a autenticidade, a melhor decisão é não inserir dados pessoais, nem realizar pagamentos.

Por fim, a adoção de aplicativos de segurança no celular pode ajudar a analisar links suspeitos e exibir alertas caso eles sejam acessados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.