Domingo, 01 de Agosto de 2021 06:51
(92) 99183-2565
Saúde Covid-19

FVS alerta para observação de sintomas pós-vacinação contra Covid-19

Após ser vacinado contra a Covid-19 é necessário ficar atento aos sintomas que indiquem eventos adversos pós-imunização

14/07/2021 17h41
61
Por: Alessandra Chagas Fonte: Portal do Holanda
Foto: Divulgação/Semcom
Foto: Divulgação/Semcom

Após ser vacinado contra a Covid-19 é necessário ficar atento aos sintomas que indiquem eventos adversos pós-imunização, segundo a recomendação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). 

No dia 9 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu comunicado sobre risco de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após vacinação com imunizantes contra Covid-19 com RNA mensageiro (RNAm), como o da Pfizer, que está disponível no país.

No comunicado, a Anvisa informa que solicitou aos produtores do imunizante a alteração da bula do produto, incluindo a miocardite e a pericardite na seção de advertências e precauções. Apesar do alerta, a FVS-RCP mantém a recomendação de continuidade da imunização com a vacina da Pfizer, dentro das indicações descritas em bula e protocolos de aplicação de doses orientados pelo Ministério da Saúde.

 No comunicado, a Anvisa detalha que os casos registrados de eventos adversos relacionados às vacinas com imunizantes contra Covid-19 com RNA mensageiro (RNAm), nos Estados Unidos, foram identificados em adolescentes e adultos jovens, predominantemente, do sexo masculino e acima de 16 anos, e ocorrendo, principalmente, após a aplicação da segunda dose da vacina.

Sintomas – Quem for se vacinar contra a Covid-19 e tiver histórico de miocardite ou pericardite, deve informar os episódios ao profissional de saúde vacinador. Um médico deve avaliar a relação entre o benefício e o risco da vacinação com a vacina da Pfizer nos casos de pessoas com esse tipo de histórico de saúde.

Os eventos adversos mais comuns após a vacinação são dor no local da aplicação da vacina, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, calafrios, dor nas articulações e febre. A maioria dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso da vacina são leves e temporárias que finalizam de um a dois dias após a vacinação. No entanto, se o vacinado sentir falta de ar, dor no peito e palpitações, a recomendação das autoridades de saúde é procurar, imediatamente, atendimento médico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 07h50 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

23° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.