Terça, 02 de Março de 2021 16:53
(92) 99183-2565
Política Decreto

PSB pede que STF suspenda decretos que facilitam compra de armas

O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal na terça-feira (16/2), direcionado ao ministro Luiz Fux, presidente do STF

17/02/2021 11h34
111
Por: Fernanda Souza Fonte: Metrópoles
Reprodução
Reprodução

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresentou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o pacote de decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última semana, que flexibiliza a compra de armas de fogo.

O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (16/2), direcionado ao ministro Luiz Fux, presidente do órgão. A sigla pede que os decretos sejam suspensos, alegando que as normas violam direitos fundamentais, “especificamente no que se refere a proteção à vida e à segurança dos cidadãos”.

Com as novas mudanças assinadas por Bolsonaro, fica permitida a compra de seis armas de fogo para pessoas que se enquadrem nos parâmetros estabelecidos pela Lei 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento. O número máximo permitido anteriormente era de até quatro objetos.

Além disso, o decreto permite, a partir de agora, que membros das Forças Armadas, do Ministério Público e agentes prisionais adquiram mais duas armas de uso restrito. Assim, o número máximo de armas para essas pessoas chega a oito.

Outra mudança prevista, por meio do decreto nº 10.629, é a flexibilização das regras para registro de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs). Antes, era necessário ter um laudo psicológico emitido pela Polícia Federal (PF). Agora, qualquer psicólogo com registro profissional pode assinar o documento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 17h45 - Fonte: Climatempo
25°
Trovoada e chuva

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
7 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.