Sábado, 06 de Março de 2021 07:30
(92) 99183-2565
Brasil Presidente

Bolsonaro enviará comitiva a Israel em busca de spray contra Covid-19

Presidente disse que remédio desenvolvido no país “tem tudo para revolucionar o tratamento da Covid-19”

16/02/2021 15h11
199
Por: Fernanda Souza Fonte: Metrópoles
Reprodução
Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta terça-feira (16/2), que o governo brasileiro vai enviar uma comitiva a Israel para tratar da importação do spray nasal contra a Covid-19 desenvolvido naquele país. O chefe do Executivo nacional telefonou para o primeiro-ministro daquele país, Benjamin Netanyahu, e eles conversaram sobre o assunto.

“Estamos acertando uma comitiva que vai a Israel ao hospital aí do spray para curar a Covid-19: EXO-CD24. Se Deus quiser, vai dar certo”, disse Bolsonaro durante transmissão ao vivo em seu Facebook, enquanto caminhava por uma praia do litoral catarinense, onde passa o feriado de Carnaval.

Na visão do mandatário brasileiro, o remédio “tem tudo para revolucionar o tratamento da Covid-19”.

Como funciona

O medicamento é inalado uma vez ao dia durante alguns minutos, por cinco dias, sendo direcionado diretamente aos pulmões. A medicação, desenvolvida pelo Centro Médico Ichilov de Israel, originalmente foi apresentada para combater o câncer de ovário.

O governo de Israel anunciou que o medicamento pode ajudar na recuperação de pacientes com o novo coronavírus hospitalizados. Na primeira fase de testes, a substância EXO-CD24 foi administrada a 30 pacientes cujas condições eram moderadas ou piores, e todos os 30 se recuperaram — 29 deles em três a cinco dias

“O medicamento EXO-CD24 é administrado localmente, funciona amplamente e sem efeitos colaterais, uma vez que é inalado uma vez por dia durante alguns minutos, durante cinco dias sendo, ao contrário de outras fórmulas, direcionado diretamente para os pulmões”, analisou o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão do governo brasileiro, citando reportagem do jornal The Times of Israel.

O estudo conduzido em Israel foi preliminar e não comparou a droga a um placebo. Também não esclareceu a idade dos envolvidos no experimento. Por isso, ainda são necessários mais testes para comprovar a eficácia da droga contra o novo coronavírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 08h22 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

25° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva