Sexta, 05 de Março de 2021 19:04
(92) 99183-2565
Geral Prefeito

Prefeito anuncia que Manaus vai receber 108 médicos e 25 ambulâncias

O governo federal também irá dobrar o repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) para a capital do Amazonas

22/01/2021 08h36
115
Por: Fernanda Souza Fonte: BNC
Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Manaus divulgou que fechou acordo com o Ministério da Saúde um pacote de medidas para reforçar o atendimento básico. Entre elas, a doação de 25 ambulâncias e a contratação de 108 médicos para as UBS (unidades básicas).

Conforme o acordado, a contratação será por meio do programa Mais Médicos para o Brasil, do governo federal.

O governo federal também irá dobrar o repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) para a capital do Amazonas.

A expectativa é que os médicos cheguem até o próximo dia 29 e as ambulâncias ao longo de fevereiro.

Durante a reunião do ministério com o prefeito David Almeida (Avante), foi firmado um compromisso de cooperação entre o governo federal e a prefeitura para fiscalizações nas unidades de saúde do município.

Outro ponto discutido no encontro foi a liberação do recurso destinado ao Samu, bloqueado desde setembro do ano passado. Além de garantir o repasse a prefeitura, o governo federal anunciou que irá destinar, para Manaus, aproximadamente R$ 180 milhões referentes ao teto da atenção básica de saúde do SUS.

De acordo com Almeida, a reunião foi muito produtiva para a cidade, considerando que o município terá mais recursos para investir no seu sistema de saúde.

“Foi uma reunião muito produtiva, na qual conseguimos dobrar o teto do SUS, garantindo mais recursos para a cidade de Manaus. Vamos receber médicos do programa Mais Médicos Pelo Brasil. Todas as tratativas estão sendo feitas, para que possamos melhorar o atendimento na rede básica de saúde da cidade de Manaus. O ministério estende as mãos para nossa cidade, neste momento tão difícil”, informou David.

Desfalque

Conforme a subsecretária de planejamento e administração da Semsa, Aline Martins, o reforço de 108 médicos, garantido pelo governo federal, vem no momento certo, tendo em vista que atualmente a secretaria conta com 1.074 servidores afastados, por motivos de saúde.

Ela explica que esse foi um dos motivos que levaram o Ministério da Saúde a aumentar o repasse do SUS à Prefeitura de Manaus.

Com o novo recurso garantido, a Semsa já planeja melhorar o pós-tratamento da covid-19, com a instalação de salas de fisioterapia em cada unidade de referência do município.

“Queremos comprar os equipamentos para instalar uma sala de fisioterapia pós-Covid-19 em cada unidade de referência. A pessoa sai do hospital, mas ela continua sem respirar direito, se sente cansada, tem uma série de sequelas que, que se não forem trabalhadas de forma fisioterápica, o paciente não recupera. Então, a gente quer também criar isso para poder recuperar esses pacientes”, observou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 19h47 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
4 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva