Sexta, 05 de Março de 2021 18:02
(92) 99183-2565
Saúde Vacina

URGENTE: Área técnica da Anvisa recomenda aprovação de uso emergencial da CoronaVac

A diretoria da agência dará a decisão final sobre o pedido de uso emergencial do imunizante, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan

17/01/2021 11h28 Atualizada há 2 meses
4.656
Por: Portal Holofote Fonte: O Tempo
Reunião da Anvisa para decidir liberação de uso de vacinas ocorre neste domingo (17). Foto: Divulgação
Reunião da Anvisa para decidir liberação de uso de vacinas ocorre neste domingo (17). Foto: Divulgação

A área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na reunião que está sendo realizada neste domingo (17), a aprovação do uso emergencial da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

"A nossa recomendação como área técnica é que, tendo em vista o cenário da pandemia, o aumento do número de casos, a ausência de alternativas terapêutica, a situação que estamos vivendo, que é de muita preocupação, de muita tensão por conta dos insumos necessários para o enfrentamento da doença, é de aprovação do uso emergencial da Coronavac, condicionada a esse monitoramento e ao acompanhamento muito próximo das incertezas", afirmou o gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

Entre as incertezas apontadas pela Anvisa em relação à vacina, está o fato de a eficácia e a segurança do imunizante serem desconhecidas a longo prazo e de os dados apresentados não permitirem estabelecer uma conclusão de eficácia contra as formas moderadas e graves da doença. A área técnica ponderou também que a quantidade de idosos presentes no estudo foi pequena.

Mendes disse também que os técnicos da Anvisa sugerem também uma reavaliação periódica. "Se nós não olharmos com muito cuidado e de maneira muito próxima como vai ser o desempenho dessa vacina ao longo do tempo, temos o risco de não conhecermos a eficácia real", declarou.

A decisão final sobre o pedido do uso emergencial da vacina será dada por cinco diretores da Anvisa. A Coronavac tem eficácia arredondada de 50,4%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Especial Covid-19
Sobre Especial Covid-19
Página especial com informações e notícias da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Manaus - AM
Atualizado às 18h47 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
7 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva