Sexta, 05 de Março de 2021 17:53
(92) 99183-2565
Saúde Incompetência?

Governo Bolsonaro ficou sabendo uma semana antes que iria faltar oxigênio em Manaus

As afirmações são do site UOL publicadas neste sábado (16).

16/01/2021 15h58
3.866
Por: Portal Holofote Fonte: Portal Único
O presidente Bolsonaro e o governador do Amazonas, Wilson Lima, em 27 de novembro de 2019, em Manaus. (Foto: Carolina Antunes)
O presidente Bolsonaro e o governador do Amazonas, Wilson Lima, em 27 de novembro de 2019, em Manaus. (Foto: Carolina Antunes)

No dia 7 de janeiro, o Ministério da Saúde do Governo Bolsonaro, foi informado sobre o nível de reserva do oxigênio nas unidades de saúde de Manaus mas tomou medidas de pouco alcance e no dia 14 a crise atingiu em cheio a capital amazonense. As afirmações são do site UOL publicadas neste sábado (16).

Discurso oficial

O UOL conta que após o ministério ser alertado sobre o problema do oxigênio, o ministro Eduardo Pazuello visitou Manaus e disse: ”É importante que ninguém tenha dúvida de como é o planejamento e quais são as alternativas que nós temos. Sim, o Ministério tem e terá capacidade de atender qualquer demanda que falhe em nível menor, município ou estado, o Ministério está preparado para isso”.

Quanto precisa de oxigênio

Segundo os dados oficiais, hoje o déficit de Manaus chega a 46,5 mil metros cúbicos de oxigênio ao dia, ou seja, a capital amazonense necessita todo dia de 4 mil 650 cilindros. Nesta semana o governo federal enviou, 5 mil metros cúbicos de oxigênio, segundo informações do Ministério da Saúde, o que equivale a 11% do oxigênio que Manaus precisa em um único dia.

Cilindros chegam de madrugada

Durante a madrugada deste sábado (16), o governador Wilson Lima acompanhou a chegada de 70 mil metros cúbicos de oxigênio, que a empresa White Martins trouxe de Belém para Manaus. Ele disse que algumas carretas “saíram direto do porto para unidades de saúde, a fim de fazer o abastecimento”.

Corrida contra o tempo

Wilson Lima informou que os trabalhos da equipe que está atuando no sentido de normalizar o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde, continuará a ser feito nos próximos dias.

Pico de sepultamentos

Na sexta-feira (15) o número de sepultamentos nos cemitérios de Manaus apresentou pico inédito de 213. Fora do período da pandemia a média de sepultamentos era de 30 por dia.

Garantido e Caprichoso

Movimento de grupos de maranhenses moradores de São Luiz, em apoio ao momento difícil que o Amazonas atravessa nessa pandemia, veio em forma de um banner anunciando: “Meus irmãos Caprichoso e Garantido, aqui no Maranhão estamos prontos para receber o seu povo”. Uma arte de um bumbá maranhense, recepcionando os bumbás de Parintins, ilustra a postagem.

Usina de Oxigênio

Chega neste sábado (16) uma usina de oxigênio importada em tempo recorde da Alemanha pela Prefeitura de Parintins, com capacidade para produzir 32 metros cúbicos, suficiente segundo a prefeitura do município, para atender os 90 leitos do hospital Jofre Cohen.

Comitê entra com ação

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral, informou em nota pública, que “está exigindo dos órgãos competentes a identificação dos responsáveis pelo colapso no sistema público de Saúde no Amazonas”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores do Poder
Sobre Bastidores do Poder
É uma coluna do Portal Holofote que publica assuntos sobre Política, Justiça e Economia.
Manaus - AM
Atualizado às 18h47 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

28° Sensação
7 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva