Terça, 26 de Janeiro de 2021 12:21
(92) 99183-2565
Política Presidente

Bolsonaro sobre Coronavac: “Essa de 50% é uma boa ou não?”

Presidente pediu para apoiadores avaliarem qualidade do imunizante. E disse que, agora, as pessoas "estão vendo a verdade" sobre as vacinas

13/01/2021 11h06
99
Por: Fernanda Souza Fonte: Metrópoles
Reprodução
Reprodução

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (13/1), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perguntou se a Coronavac é uma boa vacina: “Essa de 50% é uma boa ou não?”.

Após pressão de cientistas e jornalistas, o Instituto Butantan divulgou na terça-feira (12/1) que a eficiência global da Coronavac é de 50,38%. Na semana passada, o órgão, ligado ao governo de São Paulo, havia anunciado — após quatro adiantamentos — que a eficácia da vacina é de 78% em casos leves e de 100% nos graves.

O imunizante é produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Butantan. Diferentemente do governador João Doria (PSDB), Bolsonaro vem questionando a eficácia há meses e chegou a dizer que o governo federal não compraria “a vacina chinesa”.

Em seguida, o mandatário da República afirmou que, “agora, estão vendo a verdade” sobre o imunizante. Ainda reclamou das críticas que recebeu pelo atraso na definição da campanha de vacinação no país. E voltou a dizer que a decisão sobre o imunizante a ser adotado no país passa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O que eu apanhei por causa disso, agora estão vendo a verdade. Estou há uns quatro meses apanhando por causa da vacina. Entre mim e a vacina tem a Anvisa. Eu não sou irresponsável. Não estou afim de agradar quem quer que seja. É a vacina que passar pela Anvisa, seja qual for. Passou por lá… Já assinei um crédito de R$ 20 bilhões para comprar isso”, assinalou.

Depois que uma apoiadora disse que só vai se imunizar após o presidente se vacinar, Bolsonaro rebateu: “Eu já sou infectado”. O titular do Planalto contraiu a Covid-19 em julho.

O mandatário também voltou a criticar prefeitos pela decisão de fechar o comércio para conter a disseminação da Covid-19.

“Quem vota nos parlamentares é o povo. Por exemplo, eu pedi voto para candidato a prefeito de BH. Perdi. É natural. O cara lá está fazendo barbaridade agora, fechando tudo… E já tinha fechado tudo anteriormente.”

O vídeo da conversa de Bolsonaro com apoiadores foi divulgado no YouTube por um canal alinhado ao presidente e possui cortes e edições.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 13h19 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 30°

32° Sensação
15 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva