Segunda, 18 de Janeiro de 2021 05:54
(92) 99183-2565
Saúde Vacina Covid-19

Fiocruz pede uso emergencial da vacina de Oxford contra Covid-19

Representantes do instituto e da Anvisa se reuniram na tarde desta sexta-feira (8/1). O órgão federal tem 10 dias para analisar o pedido

08/01/2021 16h41
99
Por: Fernanda Souza Fonte: Metrópoles
Reprodução
Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) encaminhou, na tarde desta sexta-feira (8/1), pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca no Brasil. A autorização abrange as 2 milhões de doses da vacina que serão importadas do Instituto Serum, da Índia.

A requisição do laboratório brasileiro ao órgão regulador foi feita no mesmo dia em que o Instituto Butantan formalizou o pedido de autorização para uso emergencial da vacina Coronavac, patrocinada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). A data também coincide com o momento no qual o Brasil registra a emblemática marca de 200 mil mortos por Covid-19.

Após a confirmação de que o pedido contém todos os documentos necessários, a Anvisa terá 10 dias para realizar a análise e autorizar – ou não – o imunizante no país. Caso a aprovação seja concedida, o governo federal deve iniciar a vacinação ainda em janeiro, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Nesta etapa, o primeiro grupo contemplado seria o dos idosos.

As tratativas para o pedido de uso emergencial começaram na segunda-feira (4/1), quando a Fiocruz apresentou as primeiras informações à Anvisa. O órgão regulador, então, pediu à Fiocruz informações que comprovem que a fórmula da vacina feita na Índia é comparável à fabricada no Reino Unido. A agência solicitou, ainda, dados de qualidade e condições de boas práticas de fabricação e controle.

A Fiocruz já garantiu a permissão da Anvisa para importar 2 milhões de doses prontas, fabricadas pelo Instituto Serum. A empresa indiana foi contratada para produzir 1 bilhão de doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca, destinadas a países em desenvolvimento.

Confirmado no dia 30 de dezembro de 2020, o registro da vacina no Reino Unido abriu caminho para que o imunizante fosse autorizado em outros países, como a Argentina e a Índia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Especial Covid-19
Sobre Especial Covid-19
Página especial com informações e notícias da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Manaus - AM
Atualizado às 06h51 - Fonte: Climatempo
25°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 32°

25° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva