Publicidade

Seja bem-vindo
Manaus,16/07/2025

  • A +
  • A -

Amazonas começa a vacinar dia 20 deste mês, diz Pazuello

Na próxima segunda-feira (11), o ministro estará em Manaus para lançar o plano para enfrentamento da pandemia no Estado

D24Am
Amazonas começa a vacinar dia 20 deste mês, diz Pazuello Reprodução
Publicidade

Diante do colapso do sistema de Saúde no Amazonas e dos pedidos de apoio, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu plano de vacinação inicial no dia 20 deste mês e anunciou mais cem leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Na próxima segunda-feira, 11, o ministro estará em Manaus para o lançamento do plano para enfrentamento da pandemia no Estado.


Pazuello disse que o ministério finaliza um planejamento para a vacinação. “Estamos trabalhando para semana que vem fecharmos o planejamento logístico e de execução da vacinação. Teremos três períodos, sendo o primeiro dia 20 de janeiro”, disse, em reunião com o governador Wilson Lima.


Outra ação, conforme nota do Ministério da Saúde, será convocar pessoal para atuar nas unidades de saúde de Manaus. A pasta informou ter iniciado o recrutamento de 200 médicos e 300 enfermeiros. Representantes da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) viajarão a Manaus para treinar profissionais que já estão atuando no atendimento. Também serão enviados mais 78 respiradores.


Manaus será palco de um projeto-piloto que irá testar na Atenção Primária à Saúde (APS) um novo método científico para detectar casos de Covid-19. Por um aplicativo de celular, profissionais de saúde irão utilizar um protocolo clínico – batizado de AndroCoV – para fazer um diagnóstico rápido com um sistema de pontos que obedece rigorosos critérios médicos. O estudo, feito no Brasil e nos Estados Unidos, foi aceito na publicação Cureus Journal of Medical Science.


“Diante de um fato epidemiológico como é a Covid-19, que você já tem sintomas e sinais muito bem definidos para caracterizar a doença, a adoção do protocolo é segura. Para muitas doenças em todo o mundo, a gente adota protocolo. Se o paciente preenche três critérios para a doença, ele tem a doença. A gente está apenas validando um protocolo científico, mostrando que ele é um forte indicador da doença, que ele pode ser usado para tomada de decisão”, explicou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da pasta, Mayra Pinheiro.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.