Terça, 26 de Janeiro de 2021 11:18
(92) 99183-2565
Saúde Vacina Covid-19

Amazonas começa a vacinar dia 20 deste mês, diz Pazuello

Na próxima segunda-feira (11), o ministro estará em Manaus para lançar o plano para enfrentamento da pandemia no Estado

07/01/2021 08h33
854
Por: Fernanda Souza Fonte: D24Am
Reprodução
Reprodução

Diante do colapso do sistema de Saúde no Amazonas e dos pedidos de apoio, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu plano de vacinação inicial no dia 20 deste mês e anunciou mais cem leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Na próxima segunda-feira, 11, o ministro estará em Manaus para o lançamento do plano para enfrentamento da pandemia no Estado.

Pazuello disse que o ministério finaliza um planejamento para a vacinação. “Estamos trabalhando para semana que vem fecharmos o planejamento logístico e de execução da vacinação. Teremos três períodos, sendo o primeiro dia 20 de janeiro”, disse, em reunião com o governador Wilson Lima.

Outra ação, conforme nota do Ministério da Saúde, será convocar pessoal para atuar nas unidades de saúde de Manaus. A pasta informou ter iniciado o recrutamento de 200 médicos e 300 enfermeiros. Representantes da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) viajarão a Manaus para treinar profissionais que já estão atuando no atendimento. Também serão enviados mais 78 respiradores.

Manaus será palco de um projeto-piloto que irá testar na Atenção Primária à Saúde (APS) um novo método científico para detectar casos de Covid-19. Por um aplicativo de celular, profissionais de saúde irão utilizar um protocolo clínico – batizado de AndroCoV – para fazer um diagnóstico rápido com um sistema de pontos que obedece rigorosos critérios médicos. O estudo, feito no Brasil e nos Estados Unidos, foi aceito na publicação Cureus Journal of Medical Science.

“Diante de um fato epidemiológico como é a Covid-19, que você já tem sintomas e sinais muito bem definidos para caracterizar a doença, a adoção do protocolo é segura. Para muitas doenças em todo o mundo, a gente adota protocolo. Se o paciente preenche três critérios para a doença, ele tem a doença. A gente está apenas validando um protocolo científico, mostrando que ele é um forte indicador da doença, que ele pode ser usado para tomada de decisão”, explicou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da pasta, Mayra Pinheiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Especial Covid-19
Sobre Especial Covid-19
Página especial com informações e notícias da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Manaus - AM
Atualizado às 11h59 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
13 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.