Quinta, 26 de Novembro de 2020 10:43
(92) 99183-2565
Política Petição

Petição on-line reúne assinaturas pela transformação de sobras do Fundeb em abono salarial para professores

A petição on-line será lançada nos próximos dias e ficará acessível até o início de dezembro nas redes sociais do deputado Fausto Jr.

18/11/2020 10h52 Atualizada há 1 semana
113
Por: Fernanda Souza
Reprodução
Reprodução

Será lançada nos próximos dias, na Internet, uma petição voltada ao governo do Estado para transformar em abono salarial os recursos não usados do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

A petição será criada pelo deputado estadual Fausto Jr. (PRTB), que pretende reunir mais de 10 mil assinaturas em apoio ao pagamento do abono aos profissionais da educação.

O deputado explica que neste ano o Fundeb terá uma sobra no caixa de aproximadamente R$ 200 milhões que não foram aplicados na educação. Os recursos não foram usados por causa da paralisação das escolas em decorrência da pandemia do coronavírus.

A ideia, segundo o deputado, é pagar um abono salarial extra no final do ano. Terão direito ao benefício todos os servidores da educação estadual, como professores, merendeiras, bibliotecários, serventes e gestores, entre outros.

Para mobilizar o setor educacional e toda a sociedade, Fausto Jr. está criando uma petição on-line para explicar de onde virá o dinheiro para o pagamento do abono, bem como quais profissionais terão direito ao benefício.

A meta é reunir mais de 10 mil assinaturas na petição, que será entregue até o início de dezembro ao governador Wilson Lima e ao secretário de Educação, Luis Fabian Pereira.

Fausto Jr. lembra que, por causa da pandemia, as escolas públicas do Estado ficaram quase cinco meses sem aulas presencias. Essa paralisação permitiu que o governo do Estado economizasse quase R$ 200 milhões do Fundeb.

“A valorização dos professores e de todos os profissionais da educação passa pela remuneração salarial. São trabalhadores que voltaram às escolas, mesmo correndo o risco de contrair o coronavírus”, argumenta o deputado.

O parlamentar acrescenta que o pagamento do abono será o reconhecimento a milhares de profissionais que arriscaram suas vidas para cumprir a ordem de reabrir as escolas.

A petição on-line será lançada nos próximos dias e ficará acessível até o início de dezembro nas redes sociais do deputado Fausto Jr.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 11h24 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

33° Sensação
15 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.