Publicidade

Seja bem-vindo
Manaus,12/07/2025

  • A +
  • A -

Bolsonaro: 'Não é mais barato investir na cura do que na vacina?'

Presidente disse a apoiadores que não se pode esquecer do investimento na cura da doença, mesmo que processo ocorra em paralelo à vacina

R7
Bolsonaro: 'Não é mais barato investir na cura do que na vacina?' Reprodução
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26) no Palácio da Alvorada que, talvez, seja mais interessante investir na cura da covid-19 e não na vacina contra a doença. 


Segundo o presidente, a produção de uma vacina poderia levar pelo menos 4 anos, com base em produções anteriores.


"Agora, pelo que tudo indica, né, todo mundo diz que a vacina que menos demorou foram quatro anos. Eu não sei porque correr em cima dessa. Eu dou minha opinião pessoal. Não é mais barato ou mais fácil investir na cura do que até na vacina? Ou jogar nas duas, mas também não esquecer da cura", afirmou a apoiadores em Brasília. 


Mais uma vez, o presidente voltou a falar sobre a hidroxicloroquina utilizada no tratamento contra a doença. Apesar de ainda não ter comprovação científica sobre sua eficácia, Bolsonaro disse que é testemunha de que o remédio é eficaz. 


"A cura, eu, por exemplo, sou testemunha. Eu tomei a hidroxicloroquina, outros tomaram ivermectina, outros tomaram Annita e deu certo. Pelo que tudo indica, todo mundo que tratou precocemente com uma dessas três opções foi curado", disse a apoiadores. 


Produção da vacina


Bolsonaro também disse que a vacina de Oxford está apresentando resultados promissores e que diversas empresas e universidades estão empenhadas em encontrar uma vacina contra a covid. "O que a gente tem que fazer é não querer correr, não querer atropelar", afirmou o presidente. 


Para ele, não é possível comprar uma vacina sem nenhuma comprovação. O presidente disse ainda que vai conversar, nesta segunda, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o assunto. 


Na semana passada, Bolsonaro cancelou a compra da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. O presidente disse, na ocasião, que “qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa” e complementou que "o povo brasileiro não será cobaia de ninguém”.


Bolsonaro, que já se mostrou contrário a vacinação obrigatória contra o novo coronavírus, disse que a decisão sobre a vacina não deveria ser judicializada.


"Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar a vacina. Isso não existe. Nós queremos é buscar solução para o caso", disse.Na sexta-feira (23), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, disse que a judicialização sobre o tema da vacinação "será importante". Partidos como PCdoB, PSOL, PT, PSB e Cidadania entraram com pedido na Corte para tentar obrigar o governo a colaborar com o desenvolvimento de toda e qualquer vacina contra a covid-19 em pesquisa no país.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.