Publicidade

Seja bem-vindo
Manaus,14/07/2025

  • A +
  • A -

Em Manaus, candidato a vereador é acusado de colocar santinhos na agenda de alunos de colégio militar

O assessor de gabinete do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e professor de Direito Eleitoral da Fasam (Faculdade Sul-Americana), Alexandre Azevedo, explica que o artigo 37 da lei 9504/97 proíbe a utilização dos bens públicos para propaganda eleitoral.

Portal Holofote
Em Manaus, candidato a vereador é acusado de colocar santinhos na agenda de alunos de colégio militar Arte: Portal Holofote
Publicidade

O Portal Holofote recebeu na noite desta quarta-feira, 21, uma denúncia exclusiva feita por eleitores que afirmam que o Coronel Gilvandro Mota, atual vereador e candidato a reeleição, em Manaus, estaria fazendo campanha eleitoral dentro de uma famosa escola da Polícia Militar do Amazonas.


De acordo com a denúncia, o candidato estaria, inclusive, fazendo propaganda política destinada aos pais de alunos através de “santinhos” que estariam sendo colocados na agenda dos estudantes.


A reportagem tentou falar com o Cel. Gilvandro pelo telefone (92) 99268-27**, mas nossas ligações foram encaminhadas para a caixa postal. 


Nós também tentamos falar com a assessoria responsável pela comunicação das escolas militares, mas não obtivemos sucesso.


O assessor de gabinete do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e professor de Direito Eleitoral da Fasam (Faculdade Sul-Americana), Alexandre Azevedo, explica que o artigo 37 da lei 9504/97 proíbe a utilização dos bens públicos para propaganda eleitoral. “As escolas, mesmo que privadas - e aí entram as faculdades também - são consideradas pela legislação eleitoral como um bem público e, dessa forma, não pode ter nenhuma propaganda nelas ou qualquer ato de campanha eleitoral.”


Azevedo alerta ainda que a publicidade eleitoral nas escolas é crime e cabe multa para o candidato e para a instituição, mas é necessário haver denúncias e provas da irregularidade. “O TRE fiscaliza, mas por meio de denúncia. Deve existir uma denúncia formal e a justiça eleitoral vai fazer a aplicação dessa multa.”







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.